O ministro da Economia,Paulo Guedes, disse, no último domingo (15), que o Brasil ainda pode crescer cerca de 2,5% neste ano. Segundo o ministro, a “dinâmica de crescimento” do País “vai aguentar bem” aos efeitos da pandemia do novo coronavírus (Covid-19).
“Se nos entregarmos (à crise) e se um continuar brigando com o outro, isso será a ‘psicologia do fracasso’. Aí sim, vai haver uma desaceleração econômica. Mas nós temos uma dinâmica própria de crescimento, e o Brasil pode perfeitamente crescer 2% ou 2,5% com mundo caindo”, disse Guedes em entrevista à CNN Brasil.
Apesar da declaração do ministro, os especialistas do mercado financeiro, responsáveis pela elaboração do Boletim Focus diminuíram a previsão do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro de 1,99% para 1,68% em 2020. No início do ano, a previsão de crescimento era de 2,30%.
Segundo o ministro da pasta econômica, as medidas anunciadas para combater os efeitos da pandemia, juntamente com os R$ 5 bilhões destinados ao Ministério da Saúde, serão suficientes.
Governo anuncia medidas para combater os efeitos do coronavírus na economia
O Governo Federal deve anunciar nesta segunda-feira (16) novas medidas para enfrentar os efeitos do coronavírus na economia brasileira.
O pacote intitulado pelo ministro da Economia como “pacote antivírus” inclui medidas para auxiliar os setores econômicos e sociais mais atingidos pelo coronavírus. Ao todo, são esperada cerca de 20 ações da pasta econômica.
o pacote inclui benefícios aos idosos, estímulos ao setor da construção civil, linhas de créditos para empresa ligado ao turismo e auxilio a companhias aéreas.
Aos idosos, o Ministério da Economia pretende facilitar o acesso ao 13° salário de aposentados e pensionistas. Antes, a primeira parcela deveria ser paga em agosto, no entanto, com a nova medida, a parcela deverá ser paga em abril, liberando R$ 24 bilhões na economia. A segunda parcela, paga em dezembro, também deve ser adiantada.
Saiba Mais: Coronavírus: Governo deve anunciar medidas para estimular a economia
Para as companhias aéreas, autorização do Banco do Brasil (BBAS3) para que fiquem até quatro meses sem pagar juros. Se houver necessidade, para garantir a medida, o Banco Central entra com operações de redesconto. Ademais, o plano inclui abertura de linha de empréstimo de capital de giro para as companhias no Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
O ministro da Economia informou também a criação do grupo de monitoramento, que acompanha os impactos do novo coronavírus. “Sempre que esse monitoramento mostrar riscos para algum setor da economia, vamos agir imediatamente”.