O governador do Estado de São Paulo, João Doria, determinou, nesta quarta-feira (18), que todos os shoppings da capital e da região metropolitana sejam fechados. Academias também foram incluídas no pacote anunciado por Doria. A medida é uma forma de prevenir a propagação do coronavírus, que já é uma pandemia.
“Todos os shoppings centers deverão ser fechados até o dia 23 de março. Ou seja, ao longo desses dias de amanhã, dia 19, até o dia 23 de março os shoppings deverão ser fechados por razões sanitárias e proteção aos seus funcionários, aos seus profissionais e obviamente às pessoas. O fechamento determinado até 30 de abril”, afirmou o governador.
As academias devem fechar até o próximo domingo (22), de acordo com a determinação do Governo do Estado de São Paulo. Doria reiterou a importância de idosos não saírem de casa neste momento e recomendou que as pessoas evitem aglomerações.
“O bom senso e a prudência cabem a cada cidadão. São medidas estabelecidas, decididas e fundamentadas, baseadas em informações que chegam da área médica e sanitária”, disse o governador.
Em nota, após a coletiva de Dória, a Secretária de Desenvolvimento Econômico, Patrícia Ellen, disse que o fechamento dos shoppings não era uma determinação. “O Governo de São Paulo recomenda o fechamento dos shoppings da capital e da Grande SP a partir da próxima segunda-feira (23). Não é uma determinação”, disse, contrariando a fala de Doria.
Administradoras de shoppings haviam anunciado horários alternativos de funcionamento
A BR Malls (BRML3) anunciou, na última terça-feira (17), que os shoppings: NorteShopping, Shopping Tijuca e Plaza Niterói teriam suas atividades suspensas por 15 dias em razão da pandemia de coronavírus. Entretanto, a abertura da praça de alimentação e de farmácias seria autorizada. A Multiplan (MULT3) também havia informado que seus shopping centers passariam a operar com novas regras, entre elas o horário, que seria das 12h às 20h.