O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, declarou nesta quinta-feira (19) que o país descobriu um medicamento que poderá ser utilizado para a cura do coronavírus (covid-19).
De acordo com Trump, o remédio poderá ser aprovado em breve pelo órgão regulador de medicamentos dos EUA, o Food and Drugs Administration (FDA). A droga hidroxicloroquina, que é o medicamento mencionado pelo mandatário, já é utilizada no tratamento da malária.
O presidente afirmou que todos os cidadãos que possuírem prescrição médica poderão adquirir o remédio. Segundo Trump, o medicamento poderá ser distribuído tanto em consultas médicas quanto em hospitais.
“Os médicos vão distribuir o medicamento, os Estados também, vai ser excelente. Esse pode ser ou não o momento de virada. Estados individuais lidam com isso, médicos lidam com isso, acho que vai ser ótimo”, afirmou o presidente norte-americano durante uma entrevista coletiva.
Além disso, o mandatário ressaltou ainda que um dos benefícios é que o remédio já é utilizado, portanto, passou por testes e já foi aprovado. “Se você começa a desenvolver uma droga do zero, não sabe o que vai acontecer”, disse Trump.
Durante a coletiva com jornalistas, um dos membros da FDA, Stephen Hahn, afirmou que a entidade está realizando uma série de testes com a droga para descobrir mais sobre os efeitos no coronavírus e para entender em qual dose deverá ser utilizada.
Fechamento de fronteiras para conter o coronavírus
O Governo Federal do Brasil determinou nesta quinta-feira o fechamento das fronteiras brasileiras com os países vizinhos da América do Sul, por conta da pandemia de coronavírus. Antes disso, outros países latino-americanos, como Argentina, Colômbia e Peru já haviam anunciado o fechamento de suas fronteiras.
Saiba mais: União Europeia decide fechar fronteiras por conta do coronavírus
Além disso, na última quarta-feira, Trump informou, por meio de sua rede social, que os EUA fecharão a fronteira com o Canadá para viagens não essenciais também para reduzir os casos da doença.
Os países membros da União Europeia (UE) também concordaram na última terça-feira em fechar as fronteiras durante 30 dias como forma de conter a propagação do novo coronavírus.
Notícias Relacionadas