O governador do Estado de São Paulo, João Doria (PSDB), anunciou uma nova quarentena, na tarde desta quarta-feira (10), como medida para mitigar a disseminação do coronavírus. “O Governo de São Paulo decreta nova quarentena de 15 a 28 de junho. Será o quinto período de quarentena no Estado de São Paulo”, afirmou o governador. Este novo período será denominado “quarentena heterogênea”.
O governador disse que esta fase consistirá em uma uma retomada consciente da economia “por fases e por regiões, conforme prevê o ‘Plano São Paulo'”. Doria destacou que o Estado de São Paulo permanecerá seguindo as ordens da ciência e da medicina, em relação as medidas para diminuir a disseminação de coronavírus.
A coordenadora do Conselho Econômico, Ana Carla Abrão, que também esteve na entrevista coletiva sobre as medidas do Estado de São Paulo contra o coronavírus, destacou que “o gradualismo permite uma retomada consciente” em todo o estado. Ela acrescentou que isso não significa uma reabertura ampla e sem restrições.
No dia 27 de maio, o governador de São Paulo já havia antecipado que entre 1 e 15 de junho uma retomada consciente de atividades econômicas seria traçada no estado.
O ‘Plano São Paulo‘ possui cinco etapas. Nele, todas as regiões serão classificadas em 5 fases, por cor, conforma a imagem abaixo:
A cidade de São Paulo permanece no mesmo enquadramento de cerca de 15 dias atrás, na cor laranja. Ou seja, a abertura de algumas atividades, com certas restrições, já foram iniciadas, como por exemplo: concessionárias, comércio, e shopping centers.
O funcionamento do comércio na capital paulista voltou com algumas restrições, por conta do coronavírus, nesta quarta-feira. Os shoppings e imobiliárias, entretanto, devem ser reabertos na próxima quinta-feira (11).
Mais informações em instantes.