O Ministério da Saúde informou nesta sexta-feira (31) que há 13 casos suspeitos de contágio por coronavírus no Brasil. Entretanto, segundo a pasta, nenhum deles foi confirmado.
Até a última quinta-feira (30) os casos suspeitos de coronavírus no Brasil eram apenas 9. Outros 9 casos foram descartados pois exames laboratoriais deram resultado positivo para influenza A e B.
Segundo o Ministério da Saúde, os casos suspeitos estavam nos estados de:
- São Paulo – 7
- Minas Gerais – 1
- Rio de Janeiro – 2
- Santa Catarina – 1
- Paraná – 1
- Ceará – 1
Dos 13 casos suspeitos, cinco pacientes tiveram exames negativos para doenças respiratórias comuns, como gripe. Estes, foram encaminhados para investigação específica.
Saiba mais: Coronavírus: Brasil registra 9 casos suspeitos em 6 estados
De ontem para hoje, nove casos foram descartados porque exames laboratoriais deram positivo para influenza A e B.
Governo de SP cria comitê para conter o coronavírus
O governo de São Paulo anunciou a criação de um comitê de crise para enfrentar o coronavírus em caso de contágio no Brasil. A informação foi divulgada pelo governador do estado, João Doria (PSDB)e pelo prefeito da capital paulista, Bruno Covas (PSDB).
Um orçamento de R$ 200 mil será destinado ao Instituto Adolfo Lutz para compra de kits diagnósticos e equipamentos de proteção individual para hospitais e laboratórios locais.
Além disso, médicos e profissionais da saúde do Estado e dos municípios receberão treinamento e capacitação especiais.
O governo federal ainda não informou se também contribuirá com um aporte financeiro para lidar com a epidemia.
O secretário do Estado da Saúde, José Henrique German, salientou que não terá nenhuma discriminação com pessoas de orgiem asiática por causa do coronavírus.
“Não existe a possibilidade de se discriminar pessoas de origem asiática de nenhum modo, não há respaldo científico para isso, mas esses casos acontecerão e precisamos esclarecer que isso não faz sentido”, declarou German.
Na última quinta-feira a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou a epidemia de coronavírus 2019 uma emergência internacional de saúde pública. Atualmente há mais de 8 mil casos confirmados de infectados na China e em outros 22 países.
Notícias Relacionadas