Ícone do site Suno Notícias

Coronavírus: Brasil tem 218 shoppings reabertos em 14 estados

HGBS11 reabrirá unidade no Rio Grande do Sul mas fechará uma no Rio de Janeiro

HGBS11 reabrirá unidade no Rio Grande do Sul mas fechará uma no Rio de Janeiro

De acordo com um balanço divulgado pela Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce ), nesta terça-feira (2), o Brasil já conta com 218 shoppings reabertos em 90 cidades de 14 estados. Com 38 unidades reabertas, São Paulo é o Estado com mais empreendimentos em funcionamento desse setor. Os shoppings estavam fechados por conta das medidas de restrição em relação a pandemia de coronavírus (Covid-19).

Até a última sexta-feira (29), eram 158 shoppings, em 69 cidades, reabertos em todo País. Os shoppings abertos até o momento equivalem a 38% do número total de empreendimentos do setor no Brasil. Ao todo, são 577 unidades no País.

A reabertura das unidades está sendo feita de maneira gradual, em São Paulo, e começou na última segunda-feira (1). As empresas estão seguindo as ordens do Governo do Estado, que anunciou a flexibilização progressiva das regras na semana passada. Vale destacar que todas as cidades que reabriram seus shoppings são do interior. Confira abaixo:

Veja também: Garanta acesso ao Suno One, a central de informações para quem quer aprender a investir. Acesse gratuitamente clicando aqui.

Na capital paulista, todos os 54 shoppings seguem fechados. A reabertura só deve acontecer depois que a prefeitura aprovar as propostas e protocolos apresentadas pelos setores econômicos.

Os shoppings de todo o Brasil ficaram fechados até meados de abril por meio de decretos municipais e estaduais, que visavam diminuir a disseminação do coronavírus.

Depois do Estado de São Paulo com 38 shoppings reabertos, o Rio Grande do Sul aparece com 36 unidades em funcionamento, o Paraná com 35 e Santa Catarina tem 24 empreendimentos do setor operando atualmente.

Para voltarem a operar, entretanto, os shoppings precisaram seguir diversas recomendações da Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce) e da Alshop (Associação Brasileira de Lojistas de Shopping).

Veja também: Coronavírus: farmacêutica testa remédio para uso fora de hospital

Entre essas recomendações para clientes e lojistas estão: o funcionamento em horário reduzido dos shoppings, o distanciamento das mesas da praça de alimentação e de restaurantes, o uso de máscaras por funcionários e lojistas,  home office para funcionários que estejam no grupo de risco, evitar provas de peças de vestuário, entre outras medidas necessárias para evitar o contágio pelo coronavírus.

Sair da versão mobile