Coronavírus: Brasil tem 218 shoppings reabertos em 14 estados
De acordo com um balanço divulgado pela Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce ), nesta terça-feira (2), o Brasil já conta com 218 shoppings reabertos em 90 cidades de 14 estados. Com 38 unidades reabertas, São Paulo é o Estado com mais empreendimentos em funcionamento desse setor. Os shoppings estavam fechados por conta das medidas de restrição em relação a pandemia de coronavírus (Covid-19).
Até a última sexta-feira (29), eram 158 shoppings, em 69 cidades, reabertos em todo País. Os shoppings abertos até o momento equivalem a 38% do número total de empreendimentos do setor no Brasil. Ao todo, são 577 unidades no País.
A reabertura das unidades está sendo feita de maneira gradual, em São Paulo, e começou na última segunda-feira (1). As empresas estão seguindo as ordens do Governo do Estado, que anunciou a flexibilização progressiva das regras na semana passada. Vale destacar que todas as cidades que reabriram seus shoppings são do interior. Confira abaixo:
- Araçatuba;
- Botucatu;
- Franca;
- Jundiaí;
- Hortolândia;
- Guaratinguetá;
- Indaiatuba;
- Ribeirão Preto;
- Piracicaba;
- São José do Rio Preto;
- Sorocaba;
- São José dos Campos;
- Santa Bárbara do Oeste;
- Taubaté;
- Valinhos.
Na capital paulista, todos os 54 shoppings seguem fechados. A reabertura só deve acontecer depois que a prefeitura aprovar as propostas e protocolos apresentadas pelos setores econômicos.
Os shoppings de todo o Brasil ficaram fechados até meados de abril por meio de decretos municipais e estaduais, que visavam diminuir a disseminação do coronavírus.
Depois do Estado de São Paulo com 38 shoppings reabertos, o Rio Grande do Sul aparece com 36 unidades em funcionamento, o Paraná com 35 e Santa Catarina tem 24 empreendimentos do setor operando atualmente.
Para voltarem a operar, entretanto, os shoppings precisaram seguir diversas recomendações da Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce) e da Alshop (Associação Brasileira de Lojistas de Shopping).
Veja também: Coronavírus: farmacêutica testa remédio para uso fora de hospital
Entre essas recomendações para clientes e lojistas estão: o funcionamento em horário reduzido dos shoppings, o distanciamento das mesas da praça de alimentação e de restaurantes, o uso de máscaras por funcionários e lojistas, home office para funcionários que estejam no grupo de risco, evitar provas de peças de vestuário, entre outras medidas necessárias para evitar o contágio pelo coronavírus.