O secretário do Tesouro dos Estados Unidos, Steven Mnuchin, afirmou nessa quarta-feira (22) durante uma entrevista à Fox Business, que até o final de agosto grande parte da atividade econômica do país será retomada. As restrições no funcionamento de setores considerados não-essenciais é uma das formas de combate ao coronavírus (covid-19).
Além disso, o Senado dos Estados Unidos aprovou na última terça-feira (21) um pacote de US$484 bilhões que tem como um dos objetivos financiar um programa de empréstimos a pequenas empresas durante o período da pandemia de coronavírus.
Na Suno One você aprende como fazer o seu dinheiro para trabalhar para você. Cadastre-se agora.
Durante a entrevista, Mnuchin salientou “estamos operando sob um ambiente em que vamos abrir partes da economia. E estamos ansiosos para, quando chegarmos no final do verão, termos a maior parte, se não toda, a economia aberta”.
Já o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, havia anunciado na última quinta-feira (16), que os governadores poderiam reabrir a economia do país a partir do dia 1 de maio.
Trump também anunciou um plano não obrigatório, de três etapas para a reabertura do comércio. Em uma coletiva de imprensa disse: “precisamos ter uma economia funcionando. E nós queremos recuperá-la, muito, muito rapidamente. E é isso que vai acontecer”.
Coronavírus: SP anuncia plano de reabertura da economia
O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), anunciou nesta quarta-feira alguns detalhes sobre a reabertura gradual da economia do Estado a partir do dia 11 de maio. As restrições no funcionamento de setores considerados não-essenciais é uma das formas de combate ao vírus.
“São Paulo não parou, o Estado faz a quarentena mais equilibrada do País. Fizemos isso de forma equilibrada, sensata”, disse Doria em entrevista coletiva. O governador ressaltou que a economia foi reduzida por conta do surto da doença e não por conta da quarentena em si. Vale destacar que o Estado de São Paulo é responsável por 30% do PIB brasileiro.
Saiba mais: Coronavírus: EUA prepara novo pacote de estímulos de US$ 400 bi
O governador João Doria, no entanto, não deu detalhes sobre os estabelecimentos que poderão voltar a funcionar após o final da quarentena em decorrência do novo coronavírus, a partir do dia 11 de maio.
Notícias Relacionadas