A B3 informou hoje a primeira prévia do Ibovespa para o período de janeiro a abril de 2021. Nenhuma ação foi incluída na carteira teórica, mas quatro papéis foram adicionados: Copel (CPLE6), Eneva (ENEV3), JHSF (JHSF3) e Unidas (LCAM).
Com isso, caso a prévia do Ibovespa seja confirmada, o índice será formado por 81 ativos. Além disso, as ações TIMP3 da empresa de telefonia TIM foram trocadas por TIMS3 e as ações VIVT4 da Vivo foram substituídas por VIVT3.
Isso ocorreu porque a TIM anunciou mudança de ticker em outubro deste ano. A companhia explicou que a mudança aconteceu devido a incorporação da TIM Participações pela subsidiária integral TIM S.A que passará a negociar ações e será listada no Novo Mercado da B3.
Já a Vivo informou ao mercado em 23 de novembro que as ações preferenciais (VIVT4) deixarão de ser negociadas devido à conversão em papéis ordinários (VIVT3).
Prévia sinaliza mudança que ocorre em janeiro
A bolsa de valores brasileira divulga três prévias com as novas composições dos índices. A segunda e terceira prévias estão agendadas para 16 e 19 de dezembro, emquanto a carteira passa a ser válida no primeiro pregão de 2021, em 4 de janeiro.
A possibilidade de entrada da JHSF e da Unidas tinha sido levantada anteriormente pelo banco Itaú BBA, em relatório divulgado no mês passado. No entanto, as ações da empresa de energia Copel e da Eneva ainda eram tidas como incertas.
Uma carteira teórica é uma seleção de papéis formada com o objetivo de avaliar a performance de um classe de ativos no mercado financeiro. A carteira teórica não é um portfólio de investimentos real, mas sim um portfólio representativo. A carteira teórica do Ibovespa é composta de forma que o resultado alcançado seja semelhante a uma performance geral da bolsa de valores.
A prévia do Ibovespa foi divulgada hoje pela B3.