Entre os principais destaques do mercado financeiro de hoje (1º) está a Copel (CPLE6). O governo do Paraná solicitou um estudo para potencial operação no mercado de capitais da companhia.
Além da Copel, outra empresa que está no radar dos investidores é Sabesp (SBSP3), que terá participação de 49% na SPE Cantareira SP Energia.
Outro destaque do mercado financeiro é a Telefônica (VIVT3), que informou alteração no acordo de voto de acionistas com liquidação e extinção da SP Telecom.
Veja os destaques do mercado financeiro de hoje (1º).
Governo do Paraná solicita estudo para potencial operação no mercado de capitais da Copel
O estado do Paraná, acionista controlador da Copel, solicitou ao Conselho de Controle das Empresas Estaduais (CCEE) informações técnicas para subsidiar modelo com o intuito de uma potencial operação no mercado de capitais.
O objetivo do pedido de informações é otimizar o investimento do Paraná na Copel, preservando sua participação societária relevante na companhia.
A adoção de eventual modelo, a depender dos estudos que serão realizados para este fim, ainda estará sujeita a determinadas aprovações, de acordo com a lei e os regulamentos aplicáveis.
No entanto, a manifestação do estado do Paraná não deve ser considerada como um anúncio de operação no mercado de capitais envolvendo a Copel.
Sabesp terá participação de 49% na SPE Cantareira SP Energia
A Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) constituiu a Sociedade de Propósito Específico (SPE) Cantareira SP Energia, com participação de 49%.
A Cantareira vai atuar na produção e comercialização de energia elétrica. Além disso, a SPE vai implantar quatro usinas de geração de energia fotovoltaica sobre estruturas flutuantes nos reservatórios da Sabesp.
Do mesmo modo, a Cantareira é a primeira no reservatório Jaguari, integrante do Sistema Cantareira, com capacidade de 5MW e com previsão de entrada em operação em 2023.
A tecnologia adotada pela Cantareira vai ao encontro do compromisso da Sabesp com a sustentabilidade, qualidade de vida e com os objetivos do desenvolvimento sustentável (ODS) da ONU.
Telefônica informa alteração no acordo de voto de acionistas com liquidação e extinção da SP Telecom
A Telefônica Brasil informou que o acordo de voto celebrado em 2020 pelas acionistas controladoras Telefónica S.A., Telefónica Latinoamérica Holding S.L. (TLH) e SP Telecom, perdeu o seu objeto e eficácia, passando por alterações.
As alterações realizadas no acordo da Telefônica ocorrem conforme a interveniência anuência da companhia, devido à liquidação e extinção da SP Telecom.
O objeto do acordo da Telefônica consistia na manutenção do exercício do poder de controle direto pela SP Telecom.
As ações de titularidade da SP Telecom foram entregues às suas sócias Telefónica e TLH, na proporção de suas participações no capital social da sociedade, no âmbito da partilha do patrimônio líquido.
A Telefônica informou que a liquidação da SP Telecom, a extinção do acordo de voto e a entrega das ações não resultaram na alteração da composição do controle da companhia, nem de sua estrutura administrativa ou de seu regular funcionamento.
Assim, Copel, Sabesp e Telefônica são os principais destaques do mercado financeiro do SUNO Notícias, que informa diariamente os acontecimentos mais relevantes da sessão.
Notícias Relacionadas