Copa do Mundo 2022: conheça os parceiros e patrocinadores da competição

A Copa do Mundo 2022 está cada vez mais perto de seu início em 20 de novembro e os nomes dos sete parceiros globais da Fifa já foram divulgados. Adidas, Coca-Cola (COCA34), Grupo Wanda, Hyundai, Qatar Airways, Qatarenergy e Visa (VISA34) fazem parte da lista de patrocinadores.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/04/1420x240-Planilha-vida-financeira-true.png

A Copa do Mundo 2022 está entre os eventos mais aguardados do ano. Em 2018 foram 3,5 bilhões de telespectadores; Para a disputa desse ano a expectativa é de alcançar 5 bilhões.

A aposta de patrocínio em um evento global tem custos alto para a empresa. Neste ano a Fifa faturou cerca de US$ 93 milhões com patrocínio globais. A lista de patrocinadores globais foi fechada em março, sendo a QatarEnergy, fornecedora de gás natural, a última a ser anunciada.

Outros patrocinadores da Copa do Mundo 2022

A Budweiser fechou o patrocínio para a Copa do Mundo da Rússia e do Qatar o valor estimado para ser a cerveja oficial da competição é de US$ 180 milhões.

O gigante do fast-food McDonald’s (MCDC34) também fechou contrato para 2018 e 2022 e no Brasil lançou a seleção especial de sanduíches campeões, que representam algumas das seleções que disputaram o caneco.

Além dos apoiadores globais, a Copa do Mundo conta com parceiros em cada continente. O Nubank (NUBR33) adquiriu a cota de Apoiador Regional Oficial em novembro do ano passado e passou a ter direito de explorar a competição em suas promoções e publicidades.

Os patrocinadores das seleções

As marcas esportivas marcam presença no evento, que atrai olhares do mundo todo. A Nike patrocina 41% das seleções participantes, a Adidas, 21%, a Puma 21% e empresas como Kappa (Tunísia), Hummel (Dinamarca), Marathon (Equador), Le Coq Sportif (Camarões) e Uhlsport (Irã) se distribuem entre os 17% restantes.

A Nike patrocina as duas seleções mais caras da Copa do Mundo 2022, a inglesa, avaliada em 1,3 bilhão de euros, e a brasileira, cotada em US$ 879,5 milhões de euros. A média de valor das seleções patrocinadas pela Nike é de 378 milhões de euros.

Além dos patrocínios esportivos, as seleções contam com patrocinadores de diferentes setores. A Coca-Cola, por exemplo, patrocina seis seleções, além da Copa do Mundo 2022. 

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/12/Ebook-Acoes-Desktop.webp

Isabella Taglapietra

Compartilhe sua opinião

Receba atualizações diárias sobre o mercado diretamente no seu celular

WhatsApp Suno