Conselheira da Vale (VALE3) renunciou por agressão verbal? Entenda

A conselheira da Vale (VALE3), Vera Marie Inkster, renunciou ao cargo. A informação foi comunicada pela mineradora nesta segunda-feira (1º).

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2025/01/1420x240-Desktop-1.png

Vera Inkster era conselheira da Vale desde 2023, e atuava de forma independente, sem ter um vínculo com algum dos acionistas da companhia. Ela fora no passado CEO da Liundin Mining, uma mineradora canandense, e a segunda mulher em um conselho de 13 pessoas.

Segundo a mineradora, o Conselho de Administração convocará uma assembleia geral para tratar da recomposição do colegiado.

“O Conselho de Administração esclarece também que está trabalhando na recomposição do Comitê de Auditoria e Riscos. O Conselho de Administração da Vale agradece à Sra. Inkster pelos serviços prestados desde 2023 como conselheira da Companhia”, diz o comunicado da mineradora.

Os motivos para saída de Vera Marie Inkster do conselho, contudo, não foram revelados. A empresa disse apenas que foi informada da renúncia por meio de uma carta.

Segundo apuração do Brazil Journal, Vera teria pedido renúncia após ter sido agredida verbalmente por mais de uma vez por conselheiros alinhados à posição do Governo Federal.

Antes de deixar essa cadeira, Vera Marie Inkster já havia deixado o Comitê de Indicação e Governança , que avalia nomes para o próprio conselho e também para a gestão da mineradora. Além disso, ela também integrava o Comitê de Auditoria e Risco da empresa.

Segunda renúncia em 2024

Essa é a segunda renúncia no conselho Conselho de Administração da Vale neste ano. Em meados de abril, José Luciano Duarte Penido também renunciou seu cargo, contudo foi uma saída conturbada.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/Ebook-Acoes-Desktop.jpg

Penido escreveu uma carta alegando “nefasta influência política” no processo de sucessão da Vale.

O CEO, Eduardo Bartolomeo, foi reconduzido ao cargo e permanece até o fim de 2024, contudo a deliberação dessa decisão teve ruídos – incluindo o nome de Guido Mantega sendo ventilado, dado que o Governo exerce pressão no Conselho da empresa por meio da Previ, fundo de previdência dos funcionários do Banco do Brasil (BBAS3) e maior acionista individual.

Essa renúncia em questão causou uma comoção relevante e motivou inclusive uma investigação interna, concluída há poucos dias. O parecer do escritório de advocacia, que é independente, foi de que o processo de sucessão não teve interferências.

Cotação das ações da Vale

As ações da Vale sobem 1,7% no intradia desta segunda (1º) a R$ 63,28 por volta das 17h. No acumulado do ano os papéis somam desvalorização de 17%, contudo.

Cotação vale3

Gráfico gerado em: 01/07/2024
1 Ano

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/1420x240-Controle-de-Investimentos.png

Eduardo Vargas

Compartilhe sua opinião

Receba atualizações diárias sobre o mercado diretamente no seu celular

WhatsApp Suno