A pesquisa feita pela WPP e Kantar Ibope demonstrou que dentre as marcas mais valiosas do Brasil, o banco Bradesco está em primeiro lugar. O banco lidera o ranking este ano com US$ 9,4 bilhões, de acordo com a última cotação cerca de R$ 36,89. Esse valor é correspondente a um aumento de 35% quando comparado com o ano passado que somava US$ 7 bilhões.
As 60 marcas mais valiosas do Brasil apresentaram uma alta de 11% valor equivalente a US$ 69,9 bilhões (R$ 274,32). Por seis anos seguidos a marca Skol liderava a lista, no entanto, este ano a cerveja reduziu duas posições se encontrando no terceiro lugar. O valor da marca é de US$ 7,2 bilhões, representando uma queda de 12% em comparação com o ano anterior.
Entretanto, a Skol continua liderando o ranking entre as marcas de cervejas que também tiveram queda. Em entrevista ao site “Exame” o diretor executivo da Kantar Brasil, Eduardo Tomiya, disse que as cervejas artesanais tem tirado vantagem nesse setor.
“O consumo de cervejas artesanais aumentou muito, e elas estão tirando vantagem em percepção da marca. Ambev e Skol perderam um pouco de espaço nesse processo. Além disso, vemos que as mulheres começam a se destacar no mercado de consumo de cerveja, optando por marcas artesanais”.
Confira a variação negativa de outras cervejas:
- Brahma – 16%;
- Antarctica – 10%;
- Bohemia – 19%;
- Schin – 3%.
Na segunda posição se encontra outro banco, o Itaú, o valor da marca é de US$ 8,3 bilhões.
Valorização do varejo
O ranking revela a alta do varejo. A empresa Magazine Luiza teve o crescimento de valorização da marca em 276%, ocupando o sétimo lugar. Esse resultado é o maior quando comparado com a lista das 60 empresas.
Além disso, a Renner aumentou o valor da marca em 132% alcançando o nono lugar e as Lojas Americanas registraram uma alta de 23%, ocupando o 16°.
“No cenário econômico complicado que o Brasil atravessa, com projeção de crescimento do PIB em queda, essas empresas promovem novas experiências e se mostraram capazes de se reinventar. Marcas que reagem mais rápido à crise tendem a se valorizar mais”, disse Tomiya.
Confira a lista:
- Bradesco Financial Institution – US$ 9.468;
- Itaú Financial Institution – US$ 8.368;
- Skol Beer – US$ 7.253;
- Brahma Beer – US$ 3.781;
- Globo TV Stations – US$ 3.624;
- Antarctica Beer – US$ 2.672;
- Magazine Luiza Retail – US$ 2.287;
- Petrobras Energy – US$ 2.002;
- Renner Retail – US$ 1.903;
- Amil Healthcare – US$ 1.840;
- Natura Cosmetics – US$ 1.521;
- Ypê Home Care – US$ 1.395;
- Sadia Food – US$ 1.339;
- Bohemia Beer – US$ 1.302;
- Ipiranga Retail- US$ 1.284;
- Lojas Americanas Retail- US$ 1.257;
- Ypióca Spirits- US$ 1.004;
- Vivo Communication Providers – US$ 990;
- Embratel Communication Providers – US$ 944;
- Banco do Brasil Financial Institution – US$ 806;
- Net Communication Providers – US$ 777;
- Localiza Car Rental – US$ 736;
- Drogasil Drugstores – US$ 719;
- Porto Seguro Insurance- US$ 686;
- B3 Stock Exchange – US$ 668;
- Droga Raia Drugstores – US$ 631;
- Seara Food – US$ 612;
- Schin Beer – US$ 604;
- Netshoes e-coomerce – US$ 469;
- CVC Travel Agency- US$ 461;
- Totvs Information Technology – US$ 458;
- Cielo Credit Cards – US$ 454;
- Pão de Açúcar Retail- US$ 452;
- Casas Bahia Retail – US$ 452;
- Suvinil Painting – US$ 398;
- Iguatemi Retail – US$ 383;
- SBT TV Stations – US$ 338;
- Caixa Financial Institutions – US$ 327;
- Bauducco Food – US$ 325;
- Gol Airline – US$ 323;
- Estacio Education – US$ 318;
- Buscapé Technology- US$ 318;
- Havaianas Fashion – US$ 284;
- Fleury Healthcare – US$ 278;
- Smiles Loyalty Programs – US$ 266;
- Arezzo Fashion – US$ 258;
- Dorflex Painkiller- US$ 258;
- Tigre Construction- US$ 257;
- Perdigão Food- US$ 256;
- Extra Retail – US$ 236;
- Vigor Food – US$ 229;
- Hering Fashion – US$ 213;
- Multiplus Loyalty Programs – US$ 197;
- Sul América Healthcare- US$ 194;
- Riachuelo Retail- US$ 192;
- Assaí Retail – US$ 191;
- Vitarella Food – US$ 186;
- Anhanguera Education – US$ 181;
- Adria Food – US$ 165;
- Ponto Frio Retail – US$ 126.
O levantamento das 60 marcas mais valiosas do Brasil leva em consideração dados da bolsa e do jornal “Bloomberg”. Além disso, conta com o valor de contribuição da marca.