Confira as 60 marcas mais valiosas do Brasil; Bradesco lidera o ranking

A pesquisa feita pela WPP e Kantar Ibope demonstrou que dentre as marcas mais valiosas do Brasil, o banco Bradesco está em primeiro lugar. O banco lidera o ranking este ano com US$ 9,4 bilhões, de acordo com a última cotação cerca de R$ 36,89. Esse valor é correspondente a um aumento de 35% quando comparado com o ano passado que somava US$ 7 bilhões.

As 60 marcas mais valiosas do Brasil apresentaram uma alta de 11% valor equivalente a US$ 69,9 bilhões (R$ 274,32). Por seis anos seguidos a marca Skol liderava a lista, no entanto, este ano a cerveja reduziu duas posições se encontrando no terceiro lugar. O valor da marca é de US$ 7,2 bilhões, representando uma queda de 12% em comparação com o ano anterior.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/04/1420x240-Banner-Artigos-1-_-Banner-Materias-1-4.png

Entretanto, a Skol continua liderando o ranking entre as marcas de cervejas que também tiveram queda. Em entrevista ao site “Exame” o diretor executivo da Kantar Brasil, Eduardo Tomiya, disse que as cervejas artesanais tem tirado vantagem nesse setor.

“O consumo de cervejas artesanais aumentou muito, e elas estão tirando vantagem em percepção da marca. Ambev e Skol perderam um pouco de espaço nesse processo. Além disso, vemos que as mulheres começam a se destacar no mercado de consumo de cerveja, optando por marcas artesanais”.

Confira a variação negativa de outras cervejas:

  • Brahma – 16%;
  • Antarctica – 10%;
  • Bohemia – 19%;
  • Schin – 3%.

Na segunda posição se encontra outro banco, o Itaú, o valor da marca é de US$ 8,3 bilhões.

Valorização do varejo

O ranking revela a alta do varejo. A empresa Magazine Luiza teve o crescimento de valorização da marca em 276%, ocupando o sétimo lugar. Esse resultado é o maior quando comparado com a lista das 60 empresas.

Além disso, a Renner aumentou o valor da marca em 132% alcançando o nono lugar e as Lojas Americanas registraram uma alta de 23%, ocupando o 16°.

“No cenário econômico complicado que o Brasil atravessa, com projeção de crescimento do PIB em queda, essas empresas promovem novas experiências e se mostraram capazes de se reinventar. Marcas que reagem mais rápido à crise tendem a se valorizar mais”, disse Tomiya.

Confira a lista:

  1.  Bradesco Financial Institution – US$ 9.468;
  2. Itaú Financial Institution – US$ 8.368;
  3. Skol Beer – US$ 7.253;
  4. Brahma Beer – US$ 3.781;
  5. Globo TV Stations – US$ 3.624;
  6. Antarctica Beer – US$ 2.672;
  7. Magazine Luiza Retail – US$ 2.287;
  8. Petrobras Energy – US$ 2.002;
  9. Renner Retail – US$ 1.903;
  10. Amil Healthcare – US$ 1.840;
  11. Natura Cosmetics – US$ 1.521;
  12. Ypê Home Care – US$ 1.395;
  13. Sadia Food – US$ 1.339;
  14. Bohemia Beer – US$ 1.302;
  15. Ipiranga Retail- US$ 1.284;
  16. Lojas Americanas Retail- US$ 1.257;
  17. Ypióca Spirits- US$ 1.004;
  18. Vivo Communication Providers – US$ 990;
  19. Embratel Communication Providers – US$ 944;
  20. Banco do Brasil Financial Institution – US$ 806;
  21. Net Communication Providers – US$ 777;
  22. Localiza Car Rental – US$ 736;
  23. Drogasil Drugstores – US$ 719;
  24. Porto Seguro Insurance- US$ 686;
  25. B3 Stock Exchange – US$ 668;
  26. Droga Raia Drugstores – US$ 631;
  27. Seara Food – US$ 612;
  28. Schin Beer – US$ 604;
  29. Netshoes e-coomerce  – US$ 469;
  30. CVC Travel Agency- US$ 461;
  31. Totvs Information Technology – US$ 458;
  32. Cielo Credit Cards – US$ 454;
  33. Pão de Açúcar Retail- US$ 452;
  34. Casas Bahia Retail – US$ 452;
  35. Suvinil Painting – US$ 398;
  36. Iguatemi Retail – US$ 383;
  37. SBT TV Stations – US$ 338;
  38. Caixa Financial Institutions – US$ 327;
  39. Bauducco Food – US$ 325;
  40. Gol Airline – US$ 323;
  41. Estacio Education – US$ 318;
  42. Buscapé Technology- US$ 318;
  43. Havaianas Fashion – US$ 284;
  44. Fleury Healthcare – US$ 278;
  45. Smiles Loyalty Programs – US$ 266;
  46. Arezzo Fashion – US$ 258;
  47. Dorflex Painkiller- US$ 258;
  48. Tigre Construction- US$ 257;
  49. Perdigão Food- US$ 256;
  50. Extra Retail – US$ 236;
  51. Vigor Food – US$ 229;
  52. Hering Fashion – US$ 213;
  53. Multiplus Loyalty Programs – US$ 197;
  54. Sul América Healthcare- US$ 194;
  55. Riachuelo Retail- US$ 192;
  56. Assaí Retail – US$ 191;
  57. Vitarella Food – US$ 186;
  58. Anhanguera Education – US$ 181;
  59. Adria Food – US$ 165;
  60. Ponto Frio Retail – US$ 126.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2021/09/Banner-Founders-400x300-1.png

O levantamento das 60 marcas mais valiosas do Brasil leva em consideração dados da bolsa e do jornal “Bloomberg”. Além disso, conta com o valor de contribuição da marca.

Poliana Santos

Compartilhe sua opinião

Receba atualizações diárias sobre o mercado diretamente no seu celular

WhatsApp Suno