Confiança do empresário sobe 0,4 ponto percentual em junho após 4 quedas
A Confiança do Empresário Industrial (ICEI)subiu 0,4 ponto percentual em junho quando comparado a maio, segundo o estudo divulgado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) nesta quarta-feira (19).
Com a alta, a confiança do empresário chega a 56,9 pontos (índice vai de 0 a 100 pontos) e também quebra a trajetória de queda que já acumulava quatro meses seguidos com 8,2 pontos percentuais de recuo entre janeiro e maio deste ano.
Além disso, o índice está 2,4 pontos percentuais acima da média histórica que é de 54,5% e 7,3 pontos acima do registrado no mesmo mês do ano anterior, quando a confiança foi afetada pela greve dos caminhoneiros.
De acordo com o economista da CNI, Marcelo Azevedo, “a expectativa de aprovação da reforma da Previdência deve ter provocado o ajuste nas expectativas e na confiança do empresário. De todo modo, é necessário uma melhora das condições efetivas dos negócios para alavancar a confiança dos agentes”.
ICEI por porte de empresa
As pequenas empresas aumentaram em 0,7 ponto percentual sua confiança em relação a maio, somando 55,8 pontos. Comparando com junho de 2018, a alta é de 7,9 pontos.
As médias empresas subiram 1 ponto a confiança comparado a maio, atingindo os 56,7 pontos. Em relação a junho do último ano, o ICEI subiu 7,8 pontos.
Já as grandes empresas tiveram crescimento de 0,1 ponto na confiança quando comparado ao mês anterior, totalizando 57,6 pontos. Comparado a junho de 2018, a alta é de 6,9 pontos.
Saiba mais: Selic: Copom decide nesta quarta se mantém ou não juros em 6,5% ao ano
Confiança por segmento
Por seguimentos, o ICEI teve menor avaliação na indústria extrativa, onde registrou uma queda de 2,2 pontos percentuais na confiança em relação a maio, ficando em 54,3 pontos neste mês. O resultado é menor que o adquirido em junho no ano passado em 0,5 ponto percentual.
“O ICEI da indústria extrativa também é o único que aponta queda da confiança na comparação com junho do ano passado”, informou a CNI.
Enquanto isso, a indústria de transformação registra uma alta de 0,5 ponto em relação ao mês anterior, ficando em 57,1 pontos percentuais. Em relação ao mesmo mês do ano anterior, a alta é de 7,4 pontos.
Além disso, a confiança na construção subiu 1,2 ponto no comparativo com maio, ficando em 57 pontos. Na comparação anual, a alta é de 8,8 pontos.
O levantamento da confiança do empresário feita pela CNI foi feito com 2,4 mil empresas entre 3 e 12 de junho de 2019.