O Índice de Confiança do Consumidor (ICC) subiu 1,9 ponto em junho em relação a maio, chegando a 88,5 pontos, interrompendo uma sequência de quatro quedas seguidas, de acordo com o estudo divulgado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), nesta terça-feira (25).
Além disso, a sondagem aponta que a confiança do consumidor subiu 5,1 pontos em junho de 2019, quando comparado ao mesmo mês do ano anterior.
De acordo com a coordenador das Sondagens, Viviane Bittencourt, “a melhora de junho foi determinada pela calibragem das expectativas, que haviam piorado muito entre janeiro e maio, passando de um perfil otimista para pessimista em apenas quatro meses. Agora passam a retratar um perfil neutro”.
Ela ainda concluiu dizendo que “com o mercado de trabalho avançando lentamente, os resultados ainda podem demorar a influenciar significativamente as percepções sobre a economia no momento”.
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Outros índices do estudo
Além disso, durante o mês de junho o Índice de Situação Atual (ISA) seguiu em 73,4 pontos assim como em maio, já o Índice de Expectativas (IE) subiu 3,2 pontos, chegando a 99,7 pontos, revertendo a queda de 2,2 pontos de maio.
O indicador que mede como está a satisfação do consumidor com a economia atual cresceu 0,9 ponto, após registrar três meses seguidos em recuo. Enquanto isso, as finanças das famílias pioraram novamente, caindo 0,8 ponto neste mês e atingindo 67,4 pontos. Este é o menor nível desde outubro de 2018.
As perspectivas para os próximos meses relataram que a situação financeira das famílias foi a que mais contribuiu para a alta do índice, subindo 8,1 pontos, chegando a 99 pontos. No entanto, a alta não foi suficiente para reverter a queda de 20,7 pontos entre janeiro e maio deste ano.
Além disso, o indicador de otimismo sobre a situação econômica subiu 3,9 pontos, chegando a 111,9 pontos.
A alta da confiança do consumidor em junho aconteceu em todas as classes de renda.