Confiança do consumidor caiu 1,4 pontos entre abril e junho aponta CNI

A confiança do consumidor, medida pelo Índice Nacional de Expectativa do Consumidor (INEC), caiu novamente em abril saindo dos 48,4 pontos no quarto mês do ano e ficando com 47 pontos em junho. O INEC é medido pela Confederação Nacional da Indústria (CNI).

A queda de 1,4 ponto da confiança do consumidor, foi a segunda seguida do índice e deixou o INEC ainda mais longe da linha divisória dos 50 pontos, indicando que a confiança caiu. No entanto, o indicador segue acima da média histórica de 46,1 pontos.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2022/08/Banner-Noticias-1000x325-1.jpg

Além disso, na comparação anual, o desempenho deste ano está 6,7 pontos acima do registrado em junho de 2018. Entretanto, na época o índice foi prejudicado por conta da greve dos caminhoneiros, que aconteceu no final de maio.

confiança do consumidor
Valores acima de 50 pontos indicam consumidores confiantes, enquanto valores abaixo de 50 pontos, falta de confiança (Fonte: CNI)

Saiba mais: Confiança do setor de serviços sobe 2,2 pontos em junho, segundo FGV

Renda x dívidas

O estudo apontou que todos os índices que compõe a confiança do consumidor pioraram entre abril e junho deste ano.

O índice de endividamento passou de 49 pontos para 51 pontos, mostrando que o endividamento do brasileiro aumentou. Enquanto isso, as expectativas para o aumento de renda caiu de 50,5 pontos para 49,7 pontos, mostrando que os consumidores já não acreditam tanto em um aumento de renda.

condição financeira
Valores acima de 50 pontos indicam consumidores confiantes, enquanto valores abaixo de 50 pontos, falta de confiança (Fonte: CNI)

Além disso, o indicador que avalia a evolução futura do desemprego piorou. O índice que estava em 54,7 pontos e passou para 56,4 pontos.

INEC

A CNI realizou a pesquisa junto com o Ibope. Entre 20 e 23 de junho foram entrevistadas 2 mil pessoas em todos o país.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2021/05/6cd60e56-banner-home-3.jpg

De acordo com a confederação, o indicador que calcula a confiança do consumidor ajuda a antecipar a variação da atividade econômica. Isso porque se os consumidores estão menos confiantes logo compram menos e, com isso, a recuperação da economia é prejudicada.

Tags
Renan Bandeira

Compartilhe sua opinião

Receba atualizações diárias sobre o mercado diretamente no seu celular

WhatsApp Suno