Com as recentes demissões em empresas de tecnologia — que também estão acontecendo no Brasil —, a Gupy lançou uma plataforma para ajudar a realocar as pessoas afetadas pelos cortes. A Conexão Gupy foi lançada com o apoio da Product Guru’s nesta quarta-feira (1º) e é gratuita a todos os profissionais.
Por meio dessa nova plataforma da Gupy, as pessoas que perderem seus empregos nos lay-offs recentes poderão se candidatar a mais de 70 mil vagas. Ao contrário de uma ferramenta tradicional, os candidatos não precisarão preencher fichas extensas, apenas fornecer informações mais básicas sobre suas experiências profissionais recentes.
Além disso, a Conexão Gupy conta com uma área de cursos gratuitos e capacitações. Assim, segundo a startup especializada em recrutamento e seleção, os candidatos poderão melhor se preparar para os processos seletivos e desenvolver suas habilidades.
“Sabemos que esta não é uma solução definitiva para o cenário atual, mas queremos, ao lado das mais de três mil grandes empresas que confiaram na Gupy, impactar e transformar cada vez mais a empregabilidade no Brasil, considerando os desafios macroeconômicos que estamos enfrentando no país”, comunicou a empresa via LinkedIn.
Demissões em empresas de tecnologia
Há meses as empresas de tecnologia, no exterior e no Brasil, têm feito cortes em seus quadros de funcionários. Elas alegam que foram afetadas por uma desaceleração nos gastos enquanto as preocupações com a economia e uma possível recessão persistem, o que resultou em uma onda de demissões.
Nas últimas semanas, a empresa matriz do Google, a Alphabet (GOGL34), anunciou que planeja demitir o total de 12 mil funcionários ao redor do mundo.
A decisão vem dias após outras gigantes da tecnologia anunciarem cortes de funcionários igualmente grandes, como a Meta (M1TA34), a Amazon (AMZO34) e a Microsoft (MSFT34).
Veja abaixo os cortes em companhias de tecnologia:
- Adobe (ADBE34): corte de 100 funcionários nos EUA da área de Vendas;
- Apple (AAPL34): maioria das áreas da empresa tiveram contratações interrompidas;
- App 99: cerca de 100 funcionários demitidos em 2022;
- Clicksign: corte de 100 funcionários em 2022;
- Google: demissão de 12 mil funcionários em 2023;
- HP (HPQB34): demitirá de 4 mil a 6 mil funcionários até o final de 2025;
- IBM (IBMB34): corte de aproximadamente 3,9 mil empregados em 2023;
- Intel (ITLC34): demissão de 20% de seu corpo de funcionários em 2022;
- Loft: corte de 855 funcionários em 2022;
- Microsoft: demissão de 10 mil funcionários;
- PagSeguro (PAGS34): corte de 7% dos funcionários em janeiro de 2023;
- PayPal (PYPL34): cortará 2 mil funcionários em 2023;
- SalesForce: corte de 10% do quadro de funcionários até o fim de 2024;
- Twitter (TWTR34): demissão de 3,7 mil funcionários desde o comando de Elon Musk;
- Vimeo: cortará 11% da sua força de trabalho em 2023.
É diante dessa onda de demissões que a Conexão Gupy pretende realocar as pessoas afetadas.
Notícias Relacionadas