Como o Nubank (ROXO34) quase ‘extinguiu’ o trabalho presencial
A Nubank (ROXO34) praticamente extinguiu o trabalho presencial no Brasil.
Desde a pandemia, o Nu foi em busca de um modelo de trabalho que mantivesse a produtividade, ao mesmo tempo que agradasse os colaboradores.
Chamado de “Nu Way of Working” (“jeito Nu de trabalhar”) o formato consolidou o home office para os colaboradores do banco digital, com foco em produtividade e engajamento dos times.
“Agora, nosso modelo de trabalho funciona em ciclos de 2 meses: a cada 7 semanas trabalhadas em casa, 1 semana será trabalhada no escritório”, explica uma publicação no blog do banco, de junho de 2022 e atualizada neste fevereiro.
O modelo adotado pela empresa atualmente implementou o trabalho remoto quase que integralmente, seguindo métricas de entregas e engajamento coesos com a “evolução dos resultados do banco”, diz o texto.
Segundo a Vice-presidente de Recursos Humanos do Nubank, Suzana Kubric, a frequência do trabalho presencial pode variar de acordo com cada time e está focado em ter “trocas relevantes”
“Hoje, nossos times trabalham, em média, 7 semanas remotamente, e uma semana no escritório, em ciclos específicos para cada equipe”, conta Kubric em artigo do banco.
O RH explica que a frequência mínima estabelecida é de uma semana presencial por trimestre, mas na sua área ficou decidido que se reunirão no escritório uma vez a cada dois meses para “fortalecer as relações e atuar de forma mais integrada entre as áreas que têm inúmeras interdependências.”
De acordo com Kubric, para desenhar o projeto de trabalho à distância, a equipe fez uma extensa pesquisa interna e de mercado para levantar prós e contras de cada modelo.
“De que adianta exigir que o profissional compareça tantos dias por semana, se ele não for ter trocas relevantes?”, questiona a VP de RH.
Além disso, a assessoria do banco ressalta que os nubankers que desejarem ir trabalhar presencialmente fora das semanas combinadas também têm essa possibilidade.
Como é trabalhar no Nubank (ROXO34)?
Atualmente os “Nubankers”, apelido para quem trabalho no banco, só precisam ir uma vez a cada dois ou três meses presencialmente.
Os times se reúnem presencialmente nos escritórios em São Paulo, com sede no bairro de Pinheiros. O edifício inclusive é aberto para visitação do público.
Nos encontros presenciais, a equipe dá preferência a realizar planejamentos estratégicos e reuniões, momentos que são mais eficientes e produtivos no modo presencial.
O calendário da semana de ida ao escritório é anunciado anualmente para que os colaboradores se programem para estarem presentes e depois confirmado semestralmente. Caso aconteça alguma mudança, o Nubank se compromete de avisar os colaboradores com pelo menos dois meses de antecedência.