Veja como ganhar dinheiro com os juros e inflação altos de uma forma nada óbvia

Em meio à taxa de juros e inflação elevados, como ganhar dinheiro em 2023 com investimentos? A expectativa do mercado financeiro para esse ano é de que a Selic continue bem elevada – a última projeção do Boletim Focus do Banco Central aponta para a Selic de 12,50% em dezembro.

Com o mercado volátil, a renda fixa tornou-se porto mais seguro. Juros e inflação nas alturas são velhos conhecidos dos brasileiros, mas existe um investimento nada óbvio para quem deseja captar esta tendência. São os fundos de investimentos em infraestrutura (FI-Infra), com carteira de debêntures incentivadas.

Com ativos indexados ao CDI ou ao IPCA, eles tendem a convergir para um cenário mais animador nesse campo, pois se trata de um investimento isento de imposto de renda – o único ativo de renda fixa nessa condição entre Tesouro Direto (título público), CDB, letras de câmbio e fundos imobiliários e do agronegócio.

Os investimentos em infraestrutura são o principal assunto no Suno Notícias, na semana que vai de 13 a 17 de fevereiro. Você pode ficar por dentro de tudo neste link.

Como ganhar dinheiro com juros e IPCA em alta?

Vinicius Romano, especialista em renda fixa da Suno Research, explica que a taxa Selic alta acaba trazendo mais recursos para o mercado de renda fixa, e a vantagem do Fi-Infra é que o gestor pode trocar de indexador. Segundo ele, embora boa parte seja IPCA, o investimento atrelado ao CDI também é possível – isso inclusive já ocorreu no período de deflação.

Gabriel Esteca, sócio da Bocaina Capital, avalia que os fundos para investir em infraestrutura tendem a ser bom investimento com a inflação elevada, uma vez que as debêntures de infraestrutura, que compõem a carteira do FI-Infra, tem atrelamento aos indicadores econômicos com rendimento adicional.

“A remuneração da parcela IPCA desses papéis crescerá acompanhando o índice”, explica. Mas há fundos que acompanham o CDI, que ao invés de refletir movimentos da inflação, se aderem à variação da taxa Selic. O título de renda mais conhecido atrelado ao CDI – cuja taxa em janeiro ficou 1,12% – é o CDB.

“Nos níveis de juros atuais, pode-se alocar em debêntures incentivadas de bons emissores acima de IPCA mais 7%”, acrescenta Caio Palma, sócio da Sparta, atuante com fundo de infraestrutura aberto desde 2017.

Para Vitor Duarte, CIO da Suno Asset, é importante, acima de tudo, buscar a diversificação dos investimentos por ter fatores de riscos diferentes na carteira. Ele cita o período da Covid, onde ocorreram oscilações diversas de índices econômicos e ativos, atingindo muito quem não tinha opções de papéis nas mãos.

“Os fundos imobiliários tiveram alguma dificuldade, mas se existe à época os fundos do agronegócio teriam passado com certa normalidade o período (da pandemia)”, exemplifica, acrescentando que o próprio fundo de debêntures incentivadas é bastante diversificado em suas carteiras devido ser integrado por diferentes segmentos do setor de infraestrutura.

Mas voltando à pergunta inicial: Onde investir em 2023? No caso do FI-Infra, o contexto parece criar ventos favoráveis, com condições de rentabilidade líquida sem sofrer com o imposto de renda.

Augusto Diniz

Compartilhe sua opinião

Receba atualizações diárias sobre o mercado diretamente no seu celular

WhatsApp Suno