Comitê define que Roraima continuará sendo abastecido por termelétricas
O CMSE, Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico, que é subordinado do Ministério de Minas Energia afirmou que Roraima será abastecido eletricamente por energia termelétrica.
Há dez dias atrás, o estado interrompeu a utilização da energia elétrica advinda da Venezuela e desde lá está sendo abastecida por quatro unidades térmicas do próprio estado.
A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) informou que dentre os dias de abastecimento por este tipo de energia, não houve qualquer tipo de blecaute ou queda grave de abastecimento elétrico, diferente dos primeiros quinze primeiros dias do mês de setembro. Neste período a principal fonte de abastecimento de energia a Roraima era de Caracas.
Dentre todos os estados da federação, Roraima é o único que não está no Sistema Interligado Nacional, ou seja, não está dentro das interligações de energia do país.
Em agosto, o Ministério de Minas Energia informou a Aneel para que fosse adicionado à previsão da Conta de Desenvolvimento Energético de 2018 recursos suficientes, para uma possível parada de fornecimento de energia por parte da Venezuela.
Por causa disso, a agência reservou cerca de R$ 406 milhões para que o estado fosse abastecido pelas termelétricas. Segundo a Aneel o dinheiro reservado poderá abastecer o estado até o final de 2018.