A Comcast, que venceu a batalha contra a Fox para a aquisição da empresa de mídia britânica Sky, afirmou ter comprado 30% das ações do grupo no mercado.
Esta aquisição significa no mercado financeiro que a Comcast deverá se oferecer a comprar as ações dos outros investidores da empresa britânica. A proposta gira em torno de 17,28 libras por ação, avaliando a Sky em 30,6 bilhões de libras.
A proposta da Comcast foi superior a da Fox, de Rupert Murdoch, que oferecia 15,67 libras por ação, em um raro leilão realizado no final de semana passada. O órgão de controle de aquisições do Reino Unido preferiu que a disputa fosse definida por leilão pois já estava se alastrando por muitos meses e começava a afetar os resultados da bolsa de Londres.
As ações da empresa norte-americana, detentora de marcas como Universal Pictures e NBC, caíram nesta última segunda-feira com os investidores cautelosos com o volume gasto pelo grupo de mídia dos Estados Unidos para a aquisição da rede britânica. Por outro lado, os papeis da Sky tiveram valorização de 6,9% em Londres, após o anúncio.
Entretanto, a Fox contém 39% das ações da Sky, pois Murdock foi um dos criadores do canal há mais de três décadas, e está sendo vendida a Walt Disney em parte de um outro acordo envolvendo a aquisição da Disney pela Fox. Nenhuma das empresas se pronunciaram sobre como resolverão o entrave.
Os diretores da Sky ficaram contentes com os valores pagos pela Comcast e em comunicado oficial disseram para os acionistas aceitarem a proposta “imediatamente”.
Agora a empresa norte-americana deverá comprar 50% mais uma ação da Sky para poder concluir à aquisição.