O Ibovespa abre em campo positivo monitorando os mercados internacionais que apresentam alta nesta segunda, após a semana passada em queda com a megainvestigação dos bancos globais. O destaque de hoje está na Europa, o setor bancário registra forte valorização em seus papéis.
Por volta das 10h38, nesta segunda-feira (28), o Ibovespa abriu com uma variação positiva de 1,2%, totalizando 98.163,40 pontos. O mercado nacional acompanha o desdobramento das bolsas globais e o cenário político interno.
Na semana anterior, especificamente no domingo (20), o site “Buzzfeed” divulgou documentos vazados chamados de FinCEN files, que incluíam mais de 2.100 relatórios de pagamentos ilícitos processados por grandes instituições, incluindo HSBC, Deustche Bank, JP Morgan Chase e Barclays. Com essa notícia, o setor bancário nos índices internacionais apresentavam quedas, na segunda-feira (21) as ações do HSBC na Bolsa de Londres chegaram a recuar 4,8%.
Já hoje, o setor bancário no índice da bolsa de valores da Europa, Euro Stoxx, somam 4,10%. Só o banco HSBC registrou, por volta das 9h30, um salto de 11% em seus papéis. O indicador do continente subia 1,66%, a maior subida desde 7 de setembro.
Além da Europa, o exterior iniciou a semana em alta, com o pacote trilionário de estímulos dos Estados Unidos e o avanço da produção industrial da China no radar.
No cenário interno o foco está no Congresso Nacional. Segundo o jornal “Folha de S.Paulo”, os projetos de reforma tributária e do programa social Renda Cidadã devem ser apresentados hoje ao presidente da República Jair Bolsonaro e aos líderes da Casa. Os parlamentares vão se reunir no Palácio da Alvorada para avaliar as propostas.
Além disso, o ministro da Economia, Paulo Guedes, e o líder do governo na Câmara, Ricardo Barros, afirmaram à imprensa no sábado (26) que querem reduzir os encargos sobre a contratação formal de empregados, conhecida como desoneração da folha de pagamentos. O objetivo seria reduzir essas cobranças e criar um novo imposto.
Já na economia brasileira, os especialistas responsáveis pela elaboração do Boletim Focus, do Banco Central, estimam, pela sétima vez consecutiva, a elevação da projeção do Índice de Preços ao Consumidor (IPCA). A pesquisa divulgada nesta segunda, mostra que a inflação deve terminar com alta de 2,05%, de 1,99% projetado na semana anterior. Para o próximo ano, a estimativa permanece sendo inflação de 3,01%.
Destaques das empresas nacionais
Confira abaixo os destaques das principais empresas:
A Petrobras (PETR3;PETR4) comunicou no último sábado (26) que entrou em acordo para assumir 100% das participações da empresa Total E&P do Brasil LTDA nos blocos FZA-M-57, FZA-M-86, FZA-M-88, FZA-M-125 e FZA-M-127, localizados em águas ultraprofundas no norte do Brasil, a cerca de 120 km do estado do Amapá, em fronteira exploratória de alto potencial na margem equatorial brasileira.
A Engie Brasil Energia (EGIE3) comunicou ao mercado, no último domingo (27), que sua subsidiária a USINA TERMELÉTRICA PAMPA SUL S.A. realizou o pedido de registro de oferta pública de distribuição de 582.000 debêntures simples, não conversíveis em ações, da espécie com garantia real, e garantia adicional fidejussória, em duas séries, da 2ª emissão da UTPS.
A AES Tietê (TIET11) anunciou, no último sábado, que a operação aprovada pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), na última sexta-feira (25), se referia à primeira fase do Complexo Eólico Cajuína, com 1,1 mil MW e localizado no Rio Grande do Norte.
Mercado Internacional
Com as instituições financeiras apresentando valorização em seus papéis as bolsas globais apresentavam variação positiva em seus indicadores às 7h
- Nova York (S&P 500): +0,91%
- Nova York (Dow Jones): +0,94%
- Nova York (Nasdaq): +1,23%
- Frankfurt (DAX 30): +2,60%
- Reino Unido (FTSE 100): +1,33%%
- Paris (CAC 40): +1,82%
- Itália (FTSE MIB): +1,79%
- Xangai (SSEC): -0,06%
- Hong Kong (Hang Seng): +1,04%
- Japão (Nikkei): +1,32%
Última cotação do Ibovespa
Na última sessão, sexta-feira (25), o Ibovespa encerrou em leve queda de 0,01%, totalizando 96.99,38 pontos.
Notícias Relacionadas