De BBB a times de futebol: a importância das cotas de patrocínio para grandes companhias
O final do ano está se aproximando e, com ele, as empresas já começaram a planejar o orçamento de 2024, incluindo a verba destinada à publicidade e propaganda. Estudo da agência de marketing Warc, estima que os gastos com o setor devem chegar a US$ 1 trilhão no próximo ano. Dentre as diversas possibilidades para ativações de marca, tenho observado cada vez mais empresas apostando nas cotas de patrocínio em reality shows, festivais musicais, eventos esportivos. Um exemplo de sucesso é o BBB, que neste ano contou com mais de R$ 1 bilhão em patrocínio de marcas como Mercado Livre (MELI34), Stone (STOC31), Seara e outras. Ao todo, 34 empresas fizeram ações de publicidade durante o programa, sendo 12 delas patrocinadoras oficiais.
Para o BBB 24, a Globo apresentou recentemente um plano comercial ampliando as possibilidades de publicidade, que variam desde estampar a marca em utensílios usados pelos participantes até patrocínio de provas, festas e dinâmicas. Além disso, a rede também anunciou aumento nos preços dessas cotas. E fica a pergunta: afinal, vale a pena investir em patrocínios gigantescos, como o do Big Brother? Os resultados das empresas mostram que sim.
O Mercado Livre e a Stone, inclusive, divulgaram números super positivos com as ações realizadas no programa. De acordo com o Meli, uma jaqueta dourada usada pelo DJ Pedro Sampaio durante festa patrocinada pela companhia teve recorde de vendas e esgotou em menos de 24h na plataforma. Já a Stone anunciou que ficou entre as três marcas mais lembradas pelo público durante o período que o programa estava no ar, segundo levantamento do Instituto Qualibest.
É importante destacar que o planejamento, a análise do público-alvo e a audiência do ativo – seja um programa de TV, campeonato de futebol ou eventos como o The Town – são extremamente necessários para obter resultados satisfatórios. E por falar no festival de música, que aconteceu em setembro na cidade de São Paulo, a Gerdau (GGBR4) fez uma ótima ação construindo um palco com aço 100% reciclável no evento, gerando reverberação do tema em todo ecossistema da comunicação.
Fato é que as empresas estão ampliando a maneira de fazer negócios e ganhando mais visibilidade. A grande repercussão gerada pelas ativações acaba sendo o principal motivo para tantas empresas embarcarem nas cotas de patrocínio, pois além da exposição na TV aberta – no caso do BBB e Brasileirão, por exemplo -, as companhias ganham buzz nos veículos de comunicação, nos streamings- e também nas redes sociais.