Suno Notícias
Thiego Goularte
E-commerce - Foto: iStock

E-commerce. Foto: iStock

O protagonismo da logística para atender a demanda em datas comemorativas

Uma das principais características das datas comemorativas está na capacidade que as efemérides possuem de movimentar o comércio em diversos segmentos. Celebrações, como Páscoa, Dia das Mães, Dia dos Namorados, Black Friday e Natal, por exemplo, são vistas como os períodos mais importantes do ano para os varejistas, pois permitem que eles alcancem picos de venda expressivos, que fazem toda a diferença na hora de realizar o fechamento do ano.

Para poder atender a demanda, mercados, darkstores e outros negócios que comercializam os produtos mais vendidos nesses períodos devem reforçar a operação logística com uma mão de obra qualificada que consiga alcançar as expectativas de qualidade.

Reforçando a relevância do processo logístico dentro do comércio digital, um estudo divulgado em 2021 pela Nielsen aponta que os clientes que fazem compras online na América Latina esperam poder economizar tempo (26%), receber suas entregas no mesmo dia (57%), ter uma boa variedade de produtos (18%) e receber promoções atrativas e personalizadas (18%). Para poder atender esses anseios, os empreendedores devem focar na experiência do cliente na última milha, proporcionando opções de entrega e canais de comunicação dinâmicos

Nessas datas entram em ação os gig workers – trabalhadores temporários -, que realizam os processos de seleção, empacotamento, organização e entrega, no caso de negócios que operam pelo e-commerce.

As empresas conseguem se conectar com esses gig workers por meio de soluções presentes no mercado, destinadas justamente para atender esse tipo de demanda. Para ser assertivo na contratação, é necessário levar em consideração todo o preparo que a plataforma oferece ao contratado, afinal, por se tratar de períodos em que a maior parte dos produtos são comprados com o intuito de servirem como presentes para entes queridos, o manuseio e o cuidado na hora de realizar a entrega são essenciais para preservar a integridade do material comprado, reforçando mais ainda a importância do processo logístico de qualidade.

Por fim, a principal vantagem no reforço logístico para essas datas está na pontualidade do serviço prestado. Com ferramentas que viabilizam a escalabilidade dos processos, é possível fechar parcerias pontuais com freelancers e atender demandas ligadas à efemérides, fazendo com que o investimento logístico seja estratégico dentro do teto financeiro do varejista, uma vez que a mão de obra acaba saindo mais barata, porém, com o padrão de qualidade elevado. Investir em logística é crucial e requer planejamento para obter os melhores resultados, principalmente em datas comemorativas.

Nota

Os textos e opiniões publicados na área de colunistas são de responsabilidade do autor e não representam, necessariamente, a visão do Suno Notícias ou do Grupo Suno.

Mais dos Colunistas
Lucas Castellani Maneiras de potencializar a retenção de clientes no e-commerce

É fato que o e-commerce vem sofrendo influência por todos os lados. Sempre há algo novo sendo lançado e eu sei que você procura aprender para não acabar ficando atrás ...

Rafael da Cunha Tendências para o mercado de e-commerce em 2024

Em uma era em que a digitalização se entrelaça com quase todos os aspectos de nossas vidas, o comércio eletrônico evoluiu de um mero luxo ou alternativa para uma neces...

Sair da versão mobile