Uma nova tecnologia para o mercado de capitais
Tenho falado com frequência que a tecnologia é importante aliada do mercado de capitais. CEOs e diretores de organizações do setor precisam reservar um espaço na agenda para pensar, junto a seus times, de que forma os novos artefatos tecnológicos podem jogar a seu favor, otimizando tempo e processos tanto da organização quanto dos clientes.
Tenho feito isso de forma recorrente na minha companhia e, recentemente, tivemos uma ideia coletiva que entendo ir totalmente em linha com uma então necessidade do mercado de capitais. É a “Laqus search”, uma plataforma completa e atualizada dos principais ativos regulados pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM), como notas comerciais, ações e debêntures.
A ferramenta é inspirada no modelo de busca do Google, apimentada com inteligência artificial, que aprende com as perguntas dos usuários, o que permite trazer ainda mais informações, sempre voltada ao mercado de capitais. As informações são atualizadas em tempo real, de forma automatizada, com base nas divulgações da CVM.
O motor de busca, que tem como público-alvo instituições financeiras, investidores e agentes do mercado, funciona assim: o usuário pesquisa ou seleciona um valor mobiliário, que podem ser sete: notas comerciais, certificados de recebíveis do agronegócio (CRAs), certificados de recebíveis imobiliários (CRIs), cotas de Fundo de Investimento Financeiro (FIF), debêntures, cotas de Fundo de Investimento em Direitos Creditórios (FIDCs) e cotas de Fundos Imobiliários (FII). Após escolher o tipo de serviço, a pessoa é direcionada a uma tela que apresenta todas as opções de valores mobiliários, o número na CVM, o nome do emissor, a oferta, o registro, a qualificação e o coordenador líder (um banco, por exemplo).
Além de intuitiva, a ferramenta pode ser acessada diretamente do navegador do celular ou do computador e, em breve, disponibilizaremos como aplicativo. Entendo que a “Laqus search” opera como uma aliada da expansão do mercado de capitais no país, este importante segmento da economia dedicado à distribuição de valores mobiliários. Agilidade e segurança é o que todos buscam, e a ferramenta foi construída sob medida quando pensamos em nossa missão: desburocratizar processos e agilizar operações.
(*) Fundador e CEO da Laqus, empresa de tecnologia com ampla experiência em assuntos relacionados à tesouraria e gestão de risco. Em junho de 2021, obteve a homologação junto à Comissão de Valores Mobiliários (CVM) para atuar como Central Depositária de Valores Mobiliários, sendo a única companhia além da B3 autorizada a operar neste mercado.
Os textos e opiniões publicados na área de colunistas são de responsabilidade do autor e não representam, necessariamente, a visão do Suno Notícias ou do Grupo Suno.
Imagine um cenário em que uma pessoa que desde o nascimento está inserida em ambiente urbano e passa a considerar a ideia de morar na floresta. Em um primeiro momento ...
É sabido que o cenário global aponta para um período de taxas de juros mais elevadas, possivelmente mais prolongado do que estava previsto. Adicionalmente, o forte des...