Planejamento de liquidez
Assim como comentei no artigo “Leia antes de começar a investir” sobre o perfil e entender o momento em que está e no que investir, outro ponto importante é o planejamento da liquidez que terá em carteira.
Qual a razão para abordar o tema? Planejamento financeiro pode ser ineficiente ao ponto de que, não raro, é necessário abortar os planos do investimento para que seja suprida a necessidade de um evento de liquidez não esperado.
Assim como entender o perfil antes de começar a investir, é importante entender:
- qual a minha necessidade de liquidez em D0? (D0 é o termo que utilizamos para que o recurso aplicado esteja em conta no mesmo dia em que houve a solicitação e assim por diante. D+15: 15 dias para que o recurso esteja em conta após a solicitação e assim por diante.)
- Qual minha necessidade de liquidez em até 3 meses? Até 6 meses? Até 1 ano?
A necessidade de liquidez pode ainda ser vista como: reserva de emergência e reserva de oportunidade.
Fica mais fácil de entender no seguinte caso: pessoa trabalhadora no modelo CLT que tem direito a seguro-desemprego e pessoa autônoma que não tem direito a seguro-desemprego em caso de desligamento de trabalho, acidente etc., quem precisa de uma reserva de emergência para cobrir os custos do tempo sem trabalhar? E para quanto tempo?
Além da observação acima, entender que não precisar do dinheiro todo em liquidez imediata faz com que se possa obter retornos maiores, até mesmo do recurso que é uma reserva desde que escalonada de forma correta.