Piter Carvalho

O que fazer com o 13º salário?

Consciente da importância dos seus investimentos, com educação financeira em dia e fora das estatísticas do Serasa, você pode aproveitar o benefício do 13° salário para investir

Direito adquirido em 1962, o 13° salário começou no governo João Goulart e chegou a ser considerado desastroso para o país, devido às expectativas negativas do aumento de dívida e inflação. Hoje é pago aos trabalhadores de carteira assinada, que recebem na grande maioria dos casos no fim do ano, dividido em duas parcelas pagas em novembro e dezembro – contudo, algumas empresas permitem antecipar o benefício nas férias.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/1420x240-Planilha-controle-de-gastos.png

Este ano o direito foi antecipado para aposentados e pensionistas do INSS, que receberam o benefício no meio do ano como se fosse um presente do presidente para ajudar no período de crise e cativar mais seus eleitores na tentativa de reeleição. Não conseguiu a vitória, a crise continua e o recurso provavelmente já foi todo gasto pelos beneficiários antes do ano acabar.

Olhando apenas para a população que vai receber agora, qual seria a melhor dica para administrar este dinheiro “extra”? Primeira dica é não cair nas tentações que se aglomeraram neste fim de ano, como a Copa do Mundo, e na empolgação da torcida gastar tudo comprando uma única camisa da seleção canarinha que pode passar dos R$ 700,00. Pode ficar tranquilo caro torcedor, a Seleção vai lutar pelo Hexa mesmo se você não tiver com o manto amarelo oficial da Copa do Mundo Catar 2022, acredite em mim, suas boas vibrações desse lado do oceano já são suficientes.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/04/1420x240-Planilha-vida-financeira-true.png

Já a segunda dica é não cair nas tentações das intermináveis promoções da Black Friday, que no Brasil diferente dos EUA dura mais de uma semana, e tem produtos muitas vezes com os mesmos preços que eram antes de novembro. É o famoso pela “metade do dobro do preço” que só o Brasil sabe inventar. Mas esse ano parece que a estratégia não deu tão certo e a data teve a pior venda da sua história em terras tupiniquins.

Segundo pesquisa realiza pelo Serasa existem mais de 69 milhões de brasileiros endividados, e se você está dentro dessa estatística deve tomar cuidado com os juros altos que transformam essa dívida em uma bola de neve. Isso porque temos os juros mais altos do mundo, sem considerar o do cartão de crédito que passa dos 300% ao ano e acaba sendo a porta de entrada de muitos no mundo da dívida. Uma super dica para os trabalhadores que estão nessa situação é quitar suas dívidas, aproveitar os feirões “Limpa Nome” para renegociar e conseguir as melhores condições que caibam no seu bolso.

Entendo que a tentação de sair gastando é muito maior e que não é fácil limpar o nome de um dia para o outro, dado que o valor médio da dívida é aproximadamente 4,3 mil reais por pessoa. Discrepante da realidade do salário médio dos brasileiros que beira apenas um salário mínimo.

Caso você seja um seguidor do portal e já consciente da importância dos seus investimentos, com educação financeira em dia e fora das estatísticas do Serasa pode aproveitar o benefício do 13° salário para investir. E oportunidades não faltam nesse momento. Os mais conservadores vão encontrar taxas altas e atrativas na Renda Fixa, onde diversas classes de ativos pagam mais de 14% ao ano, com baixo risco e com proteção do FGC (Fundo Garantidor de Créditos). Ou taxas acima de IPCA + 7%, que protegem seu capital da alta da inflação.

Os mais agressivos vão aproveitar a Black Friday da Bolsa de Valores, que diferente das lojas de rua estão com verdadeiras pechinchas. Quando olhamos a relação Preço/Lucro a bolsa está em níveis da crise 2008. Claro que não pode sair comprando tudo e o bom investidor deve filtrar as melhores empresas, de preferência as que passaram por outros momentos de crise da nossa história e se superaram.

Não quero ser o estraga festa, mas é bom lembrar que, depois da Copa, ainda temos Natal e depois janeiro, cheio de contas novas como IPTU, IPVA, escola das crianças, material escolar, fatura cartão de crédito “estourado”, etc., e infelizmente nenhum 14º salário para ajudar.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2021/05/6cd60e56-banner-home-3.jpg

Nota

Os textos e opiniões publicados na área de colunistas são de responsabilidade do autor e não representam, necessariamente, a visão do Suno Notícias ou do Grupo Suno.

Piter Carvalho
Mais dos Colunistas
Arnaldo Mantoan Planejamento patrimonial para a família empresária: 5 estruturas para serem consideradas

“E a herança? (…) Porque depois da morte de seu pai poderia caber, por baixo, quarenta mil rublos, e talvez até mais, a cada um dos três irmãos, porém, casasse Fiódor ...

Arnaldo Mantoan
Diogo Angioleti Contra golpes e fraudes, educação financeira é a melhor prevenção – principalmente agora

Com o intuito de encontrar a resposta para a pergunta: “meu dinheiro está realmente seguro?” e reforçar a segurança das suas finanças, a Semana Nacional de Educação Fi...

Diogo Angioleti

Compartilhe sua opinião

Receba atualizações diárias sobre o mercado diretamente no seu celular

WhatsApp Suno