Para além das empresas: o planejamento com objetivos e resultados-chave também ajuda as pessoas na organização financeira
Hoje em dia, somos constantemente bombardeados com propagandas que nos estimulam a comprar, comprar e comprar. Precisamos ter coisas, viajar, aproveitar as experiências. Ok, estas coisas não têm nada de errado em si, mas podemos ver que há algo de errado na nossa relação com elas.
O fato é que viramos reféns, ou melhor, nos deixamos virar reféns de tudo que está sendo ofertado. Nós praticamente somos controlados pelo que o outro, no caso a empresa, está dizendo que precisamos comprar. Então nosso comportamento é ditado por um terceiro que, não se enganem, não quer nosso bem, mas quer um bem nosso: o dinheiro. Este é um dos principais objetivos das companhias.
No entanto, o ponto aqui é que as pessoas não têm um mínimo de planejamento, ou porque possuem vários objetivos e não sabem qual deve ser o primeiro da lista ou porque não estabeleceram quais são os seus objetivos. Do ponto de vista do planejamento financeiro, é importante ter esses objetivos claros e se organizar – financeiramente – para alcançá-los.
Por exemplo, se você quer viajar no final do ano, sair do aluguel para comprar uma casa, e trocar o carro, é importante saber que dificilmente vai conquistar todos esses objetivos ao mesmo tempo. Então, é preciso estabelecer uma ordem de prioridade: você deve fazer a conta de quanto precisa para transformar o seu desejo em realidade, olhar para os gastos do dia a dia e ver quanto consegue guardar no final do mês para aquele objetivo.
Vale destacar que, às vezes, será necessário abrir mão e até mesmo fazer sacrifícios em prol do seu objetivo final, começando com coisas mais simples, como tomar menos cervejas durante o happy hour ou deixar de comprar uma roupa só porque é da moda do momento. Precisamos ter bastante claro para onde vai o dinheiro que gastamos e isso pode ser feito em conjunto com o cônjuge, se houver.
A última parte e, talvez, mais importante, é que você não vai conseguir atingir este objetivo sem disciplina. Aqui estão alguns dos principais elementos dos OKRs – Objectives and Key Results (Objetivos e Resultados Chave), poderosa ferramenta de gestão utilizada por grandes empresas para alcançar objetivos ambiciosos.
Os OKRs podem ser úteis e ajudar no processo de organização financeira de um indivíduo. Esta ferramenta de gestão recomenda que os objetivos sejam claros e poucos, para que se tenha foco para alcançá-los. Estes objetivos (viajar, por exemplo) vêm acompanhados de algumas métricas que te mostram se você está chegando lá ou não (menos saídas, menos cervejas, menos roupas, etc). Você dificilmente vai atingir o seu resultado final se não tiver disciplina de recusar alguns convites para sair ou salvar um copo.
E o prazo está dado, a viagem vai rolar no final do ano. Você vai ajustando o plano de acordo com o que for acontecendo ao longo dos meses, sem nunca perder seu objetivo de vista. O importante é sempre manter o foco e saber que é preciso organização, força de vontade e, muitas vezes, abnegação, para que tudo dê certo no final.
Os textos e opiniões publicados na área de colunistas são de responsabilidade do autor e não representam, necessariamente, a visão do Suno Notícias ou do Grupo Suno.
“E a herança? (…) Porque depois da morte de seu pai poderia caber, por baixo, quarenta mil rublos, e talvez até mais, a cada um dos três irmãos, porém, casasse Fiódor ...
Com o intuito de encontrar a resposta para a pergunta: “meu dinheiro está realmente seguro?” e reforçar a segurança das suas finanças, a Semana Nacional de Educação Fi...