Fernando Nunes

O futuro financeiro é embarcado

O embedded finance torna possível que as empresas que atuam fora do mercado financeiro ofereçam produtos e serviços desse setor para os seus clientes

O principal ponto dessa questão é que o usuário procura por experiências sem atrito. É desgastante quando precisamos de um serviço específico mas que, para concretizá-lo, é necessário dar uma volta em outros canais.

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Uma forte tendência, atrelada a uma experiência mais fluida, é o embedded finance – ele torna possível que as empresas que atuam fora do mercado financeiro ofereçam produtos e serviços desse setor para os seus clientes. Dois exemplos dessa prática são as compras em um clique no iFood ou na Amazon.

Essa nova tendência possibilita a criação de produtos direcionados e relevantes, que visam entregar a experiência perfeita ao usuário. Quando a empresa é capaz de integrar produtos financeiros, adaptados às necessidades do usuário, nas plataformas que eles já estão utilizando, um novo mundo de possibilidades é criado. O atrito não existe e o produto original ganha super poderes.

Nessa linha de atuação, empresas não nativas podem oferecer contas e carteiras digitais; cartões de crédito, de débito ou pré-pagos; pagamentos; transferências; empréstimos; seguros etc. Varejistas, e-commerces e marketplaces, por exemplo, podem oferecer soluções financeiras aos clientes, usufruindo de vantagens competitivas.

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Com essa tendência, cada vez menos as pessoas precisarão voltar ao mundo das finanças para resolverem problemas, criando experiências completas e fluidas. As parcerias entre empresas e bancos ou fintechs devem aumentar, visando o bem-estar do consumidor.

As novidades em meios de pagamento são uma alavanca para a criação de produtos inovadores — como o PIX e o Open Finance, que estão intimamente ligados à transformação digital no setor e a digitalização do dinheiro. Além disso, novas medidas regulatórias e a evolução de sistemas de Banking as a Service (BaaS) e Fintech as a Service (FaaS) impulsionam ainda mais a disrupção.

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Quando falamos de embedded finance, estamos falando de uma plataforma base que não é fintech — um marketplace ou e-commerce — e também não tem a intenção de ser autossuficiente, mas precisa que uma solução financeira esteja integrada ao seu negócio. O Uber é um exemplo. Outro ponto importante é que a jornada do cliente não é descontinuada e a experiência do usuário se concentra em uma única aplicação. Tudo isso gera uma experiência sem atrito, com ofertas personalizadas e com contexto, diminuindo a taxa de rejeição.

Ainda, é importante lembrar que as empresas não nativas em finanças utilizam de APIs para conectar seus sistemas em empresas nativas que oferecem serviços e produtos de back-office e automação financeira. Ou seja, o cliente final não vê essa solução de back-office, mas é ela que sustenta os pagamentos que ele realiza para um marketplace, por exemplo.

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Essas empresas de back-office e automação devem ganhar espaço no setor, pois solucionam dores relacionadas a alto custo de operações e complexidade de processos, possibilitando que as empresas não nativas tenham uma operação satisfatória e foquem no bem-estar do cliente.

Com uma boa integração, ter uma fintech embarcada pode ser rentável e eficiente porque melhora a retenção de clientes e a monetização dos produtos financeiros, diminuindo o churn também. Outro ponto importante é que a oferta de produtos ou soluções da área financeira ocorre de maneira estratégica e na hora certa, aumentando a taxa de conversão.

A experiência do cliente está no foco, o objetivo é fornecer produtos e serviços mais inteligentes e satisfatórios. E o futuro de meios de pagamento será com a área de finanças embarcadas, com integração e rentabilidade.

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Nota

Os textos e opiniões publicados na área de colunistas são de responsabilidade do autor e não representam, necessariamente, a visão do Suno Notícias ou do Grupo Suno.

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