Investimentos ESG: conectando escolhas conscientes para um futuro sustentável
A natureza é um espetáculo de beleza e equilíbrio. Estive na Islândia, onde 90% de energia geotérmica, que vem do interior da Terra em forma de gêiseres, é usada no aquecimento de ambientes e água – representando quase 30% das necessidades energéticas do país; A conexão com o meio ambiente é evidente. *
Enquanto a aurora boreal dança nos céus islandeses, somos lembrados da incrível força e delicadeza da natureza. Essa mesma lembrança, inesquecível na minha memória, ecoa na necessidade urgente de cuidar do nosso planeta, um chamado que ressoa nos investimentos ESG – Ambiental, Social e Governança – nos fundos de investimentos, trazendo à tona projetos como o Moréias no nordeste do Brasil.
Assim como a Islândia aproveita as energias naturais para impulsionar seu desenvolvimento, o projeto Moréias, no Ceará, também abraça a sustentabilidade. Desenvolvido com instalações 100% off-grid, o Moréias é um exemplo brilhante de como as escolhas conscientes podem moldar um futuro mais sustentável. Ao investir no projeto, a Vectis Gestão, por meio do fundo imobiliário VCJR11, demonstra seu comprometimento com um amanhã ambientalmente consciente.
O Moréias é um símbolo do que os investimentos ESG representam: responsabilidade ambiental e social.
Com energia gerada por placas solares e armazenada em baterias, o projeto oferece um sistema seguro e limpo para o meio ambiente, minimizando a pegada de carbono. A água, vital para qualquer comunidade, é captada de poços artesianos e tratada cuidadosamente, possibilitando sua reutilização. O envolvimento da população local no processo, desde a construção até a decoração, fortalece os laços sociais e econômicos da região.
O fundo imobiliário VCJR11 da Vectis Gestão se destaca por estratégias de investimento de alto impacto ambiental. Projetos como o Cidade Matarazzo, o Fazenda Moreias e investimentos em energia solar, mostram como as escolhas conscientes estão moldando um futuro sustentável. Da mesma forma, explorar a Islândia e testemunhar a aurora boreal é uma oportunidade única para admirar a beleza natural, ao mesmo tempo que ecoa a mensagem de proteger e preservar o nosso planeta.
A ligação entre investir em projetos sustentáveis e apreciar destinos conscientes não é mera coincidência.
São pilares de um movimento maior em direção a um mundo mais equilibrado. A sustentabilidade vai além da esfera ambiental, exercendo um impacto direto sobre o mercado financeiro. Através de escolhas responsáveis, estamos direcionando investimentos para empresas e projetos que não apenas proporcionam retornos, mas também contribuem para um ambiente mais saudável e para o fortalecimento social.
No coração do investimento ESG e da busca pela sustentabilidade, está a mensagem simples, mas profunda, que aprendemos na Islândia: a natureza é frágil e majestosa, e é nosso dever protegê-la. À medida que os fundos de investimento se alinham a essa visão, estamos pavimentando o caminho para um futuro em que nossas escolhas conscientes moldam um mundo melhor, onde a beleza da aurora boreal reflete o clamor pelo cuidado e preservação do planeta em que vivemos.
Notas:
1 https://www.visiticeland.com/article/renewable-energy
Os textos e opiniões publicados na área de colunistas são de responsabilidade do autor e não representam, necessariamente, a visão do Suno Notícias ou do Grupo Suno.
O conceito de Environmental, Social and Governance (ESG) está cada vez mais presente no mundo dos negócios como uma maneira de medir o desempenho de uma empresa em ter...
A relevância das empresas para a promoção da sustentabilidade vem sendo estruturada, com o passar do tempo, a partir da cooperação entre a iniciativa privada, a socied...