Marcos Correa

O contrato é bom, mas o imóvel é melhor

Com o caso das divergências contábeis e recuperação judicial das Lojas Americanas, empresa presente em alguns imóveis de fundos imobiliários, muitos investidores acabam ficando apreensivos sobre uma situação como essa e os possíveis impactos.

Com o caso das divergências contábeis e recuperação judicial das Lojas Americanas, empresa presente em alguns imóveis de fundos imobiliários, muitos investidores acabam ficando apreensivos sobre uma situação como essa e os possíveis impactos.

Aproveitando esse momento, queremos trazer neste Fiikipedia alguns conceitos e reflexões sobre fundos imobiliários para ajudar você a navegar por essa situação e se preparar para futuras.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/07/Ebook-Fundos-Imobiliarios-Desktop.jpg

Quando investimos em FIIs, precisamos nos lembrar que estamos investindo, principalmente, nos imóveis e na capacidade da gestora em trabalhar esse portfólio.

Quanto melhor o imóvel, maiores serão as chances de ter um bom inquilino e um bom aluguel. Quanto pior o imóvel, piores as chances.

Os inquilinos são importantes, mas não são a peça mais fundamental nesse tabuleiro. Isso ocorre porque, quando temos um excelente imóvel, temos demanda por ele. Portanto, se um inquilino sair, ele pode ser substituído por outro.

Sendo assim, apesar de causar um problema pontual em alguns fundos imobiliários que possuem a Americanas como inquilina, caso ela passe a ser inadimplente, os fundos poderão remover esse inquilino e buscar outro.

Com isso, o fundo pode tocar suas operações como normalmente, dali para a frente.

Entretanto, não confunda esse tipo de situação como algo sem impactos. O fundo poderá perder, temporariamente, o aluguel de alguns meses e, possivelmente, precisará entrar na justiça para despejar o inquilino.

De toda forma, isso é um comportamento que pode acontecer de tempos em tempos. Afinal, faz parte da natureza do investimento imobiliário. Por isso, reforçamos que o investidor precisa ter uma carteira diversificada para diluir riscos como esse.

Gostou desta edição? Envie seu feedback para sunocall@sunoresearch.com.br

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/10/1420x240-Banner-Home-1-3.png

Nota

Os textos e opiniões publicados na área de colunistas são de responsabilidade do autor e não representam, necessariamente, a visão do Suno Notícias ou do Grupo Suno.

Marcos Correa
Mais dos Colunistas
Fabio Louzada Fundos imobiliários: por que investir neles agora?

Recentemente, o Comitê de Política Monetária do Banco Central (Copom) reduziu a taxa básica de juros, a Selic, para 10,75%. Esse é o menor patamar da taxa básica de ju...

Fabio Louzada
Juan Macedo Não seja um banana, diversifique

O título bem-humorado é consequência de uma reflexão sobre o uso no português da palavra “banana” como um substantivo que significa “pessoa sem energia” e “palerma”. T...

Juan Macedo

Compartilhe sua opinião

Receba atualizações diárias sobre o mercado diretamente no seu celular

WhatsApp Suno