A cotação influencia a taxa de administração de um FII?
Os fundos imobiliários são fundos de investimento que possuem uma estrutura profissionalizada que inclui um gestor para cuidar das operações diárias e um administrador para gerenciar toda a parte burocrática, jurídica e financeira.
Tanto a administradora como a gestora são prestadores de serviço do fundo que, portanto, devem ser pagos por seus serviços. A taxa de administração de um FII costuma ser uma porcentagem sobre o seu patrimônio líquido (ativos menos passivos). Por exemplo, 1,00% ao ano sobre o Patrimônio Líquido do fundo.
Sendo assim, já podemos responder parte da pergunta do título deste Fiikipedia: como a taxa é cobrada sobre o patrimônio líquido, a cotação não interfere na cobrança do valor.
Entretanto, para muitos fundos, conforme eles crescem, ganham liquidez e passam a integrar o IFIX, índice de performance do mercado de fundos imobiliários, a cobrança da taxa passa a ser sobre o seu valor de mercado, ao invés do patrimônio líquido.
Dessa forma, a cotação pode influenciar a cobrança da taxa de administração para esse grupo específico de FIIs. Quando a cotação está valorizando, a taxa tende a subir, e quando está desvalorizando, a taxa tende a cair. Portanto, ao estudar um ativo, sempre verifique o regulamento dele para entender como funciona a cobrança da taxa.