O que é o viés ilusão de controle?
Ilusão de controle é um entre vários vieses cognitivos/comportamentais que existem no mundo dos investimentos. Ele é caracterizado pela tendência mental que todas as pessoas possuem de superestimar o controle que têm sobre os resultados de suas ações. Ou seja, confiamos que temos mais domínio do que realmente temos sobre as nossas ações.
Nos investimentos, o investidor acredita que é capaz de influenciar ou mesmo controlar situações futuras e inesperadas que podem vir a acontecer ou não, ainda que isso não seja possível. Os investidores são tomados por uma dose a mais de confiança e otimismo exagerado, que fazem com que eles superestimem seus acertos e subestimem seus erros, bem como os riscos envolvidos nos seus investimentos.
Geralmente esse viés comportamental, pode vir como efeito do viés de excesso de confiança, a ilusão de controle mostra como somos falhos em justificar o nosso nível de convicção com os eventos que acontecem no presente e no futuro. Dito isso, há um desequilíbrio ao compreender o poder das nossas ações, assim como a sua extensão.
Baseado nisso, podemos tomar algumas decisões que por vezes nos trazem mais malefícios do que benefícios e novamente podemos errar, em identificar como chegamos a esse resultado. Isso se dá em todas as áreas da nossa vida, como: no trabalho, nos relacionamentos, na saúde, no lazer, na educação, na política, nas finanças e nos investimentos.
Um exemplo do viés Ilusão de controle
Na pandemia em 2020, muitos investidores começaram a ter ciência do fato no final do mês de janeiro e em fevereiro, mas muitos acreditavam que aquela epidemia na China não fosse se tornar uma pandemia e com isso, não fosse afetar de forma negativa outros países do mundo e consequentemente outras economias.
Muitos investidores, talvez a grande maioria, teve o viés de ilusão de controle e continuou confiando na estratégia e não tomaram a decisão de talvez reduzir as posições em renda variável e alocar mais o capital em caixa para evitar riscos desnecessários nos seus investimentos.
Como evitar o viés ilusão de controle?
A primeira coisa a se fazer é ter em mente que o viés da ilusão de controle existe e todos nós somos afetados por ele, até quem mesmo trabalha no mercado financeiro, ou seja, ser sincero consigo mesmo e aceitar que nem tudo está sob seu controle já é um grande passo.
Tenha um filtro mais seletivo com as informações que você obtém, quantidade não é sinônimo de qualidade, além disso busque as informações que possam contradizer sua primeira ideia, assim você evita cair em outro viés que é o excesso de confiança.
Para neutralizar esse viés comportamental é necessário muito mais que um planejamento sólido e consistente, temos que ter muita disciplina e não exitar. O uso da tecnologia, por exemplo, pode ser um importante aliado nesse processo e tem crescido exponencialmente no mundo dos investimentos. Além disso, contar com ajuda profissional na gestão dos seus investimentos é de suma importância, porém, o ideal é contar com uma ajuda sem conflitos de interesses.
Com isso, sabendo do não conflito de interesse, o investidor tem mais confiança na gestão e na tomada de decisão dos seus investimentos, até podendo questionar alguns pontos com a sua visão em uma gestão não discricionária dos seus investimentos.