Lucas Castellani

SEO no e-commerce: qual a sua verdadeira importância e como aplicar da maneira correta?

Quem ainda não tem nenhuma estratégia de SEO em andamento está perdendo uma grande oportunidade de aumentar a presença online e, consequentemente, suas vendas

Se você está antenado com as últimas tendências do e-commerce, já deve ter percebido que as lojas online começaram a dar mais atenção para o trabalho com SEO – Search Engine Optimization ou otimização de mecanismos de busca – de seus sites. Não é para menos, pois o alcance orgânico de website está cada vez mais dominado pelas grandes empresas e marcas – portanto, os pequenos empreendedores precisam se esforçar para se destacar no universo digital.

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O fato é: quem ainda não tem nenhuma estratégia de SEO em andamento está perdendo uma grande oportunidade de aumentar a presença online e, consequentemente, suas vendas. Não é mais luxo trabalhar este aspecto, é uma necessidade. Nesse artigo vou falar mais sobre o assunto e o impacto direto que ele tem nos resultados da sua loja de e-commerce.

Antes de mais nada, vamos esclarecer o conceito de SEO: Search Engine Optimization (SEO) é um conjunto de técnicas e práticas adotadas por um site ou empresa para otimizar suas páginas para os motores de busca, como o Google, Bing e outros. Ou seja, o grande benefício de trabalhar essa métrica é melhorar a visibilidade em motores de busca. Quanto melhor for o SEO, maior será a posição do website nos resultados de busca.

O impacto do SEO no seu negócio online

Você já deve ter ouvido aquele ditado: “não há lugar melhor para esconder algo do que a segunda página do Google”. Embora seja exagero, em parte, isso realmente é verdade. O usuário comum dificilmente passa dos primeiros resultados de busca, imagine, então, ir para a segunda página.

Por isso, é importante para o negócio online estar sempre entre os primeiros resultados de pesquisas feitas por potenciais clientes, o que aumenta muito as suas chances de conseguir uma venda.

Os impactos de ajustar o ranking em ferramentas de buscas podem ser divididos em três principais pontos: branding, acessos orgânicos e mais resultados no tráfego pago.

Mais acessos orgânicos

Esse benefício é o mais perceptível, pois ao melhorar o seu posicionamento, automaticamente, irá aumentar a probabilidade de receber acessos orgânicos, ou seja, mais pessoas que chegam em seu site de forma natural, sem tráfego pago.

A vantagem é que o tráfego orgânico é visto como um quesito de qualidade, pois as pessoas que pesquisaram determinada coisa e encontraram sua loja estão interessadas no que você tem a oferecer. Quanto mais desses acessos, menor será a obrigação de gastar dinheiro com anúncios para conseguir vendas, algo muito comum para os lojistas iniciantes. Portanto, permite flexibilidade para investir em outras áreas da sua operação.

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Melhor performance em campanhas

Quando falamos em tráfego pago, o SEO do seu site influencia na performance das campanhas. Por exemplo, quanto mais bem otimizado for, mais bem avaliado pelas plataformas de anúncio ele será, isso ocorre bastante no Google Ads, por exemplo.

Esse fenômeno ocorre porque existe uma grande concorrência nas plataformas de anúncio para alcançar determinado público. A todo momento vários anunciantes estão disputando pelas mesmas pessoas, e um dos fatores que levam a plataforma a escolher qual site será mais bem posicionado nos anúncios é a otimização da plataforma.

Branding mais forte

Hoje em dia não basta só vender seus produtos, é necessário construir uma boa marca para ser lembrado pelos clientes. O SEO tem um papel fundamental nisso. Quando sua loja aparece nos primeiros resultados de pesquisa, isso aumenta a confiança e a credibilidade do seu negócio aos olhos dos interessados.

Consequentemente, isso pode aumentar a taxa de conversão da sua loja, justamente pois os clientes confiam mais nos sites que estão no topo. Listei alguma dicas que podem ajudar a melhorar o SEO do seu site – o que irá refletir nas suas vendas online:

  1. Defina as palavras-chave
    Encontre as palavras-chave relevantes para o seu nicho e otimize o conteúdo do seu site em torno delas. Utilize ferramentas de pesquisa de palavras-chave, como o Google Keyword Planner, para encontrar termos relevantes com bom volume de busca e concorrência adequada.
    Tome cuidado para não exagerar no uso de keywords, os sistemas de busca conseguem detectar isso. Otimizar não é exagerar.
  2. Otimização técnica
    Otimize as páginas do seu site, incluindo títulos, meta descrições, URLs e cabeçalhos. Certifique-se de que o conteúdo seja relevante, informativo e fácil de ser indexado pelos motores de busca.
  3. Crie conteúdo relevante
    Produza com frequência um conteúdo relevante e valioso para o seu público-alvo. Pode incluir artigos de blog, guias, tutoriais, vídeos e muito mais. O conteúdo de qualidade atrai mais links de outros sites, aumentando sua autoridade e relevância na ferramenta de pesquisa.
  4. Otimização para mobile:
    Certifique-se de que seu site seja responsivo e adaptado para celulares e tablets. Com o aumento do uso de smartphones, se tornou imprescindível oferecer uma boa experiência de navegação nesses dispositivos.

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Nota

Os textos e opiniões publicados na área de colunistas são de responsabilidade do autor e não representam, necessariamente, a visão do Suno Notícias ou do Grupo Suno.

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