E-mail marketing ou redes sociais: como escolher o melhor canal para o seu negócio?
Começar um negócio online é bem empolgante, mas também apresenta uma série de desafios – afinal, são muitos elementos envolvidos nessa criação. Com tantos aspectos diferentes para se preocupar, muitos empreendedores acabam optando por focar sua atenção em apenas algumas coisas específicas.
Quando falamos de divulgação e atração de novos clientes, sempre surgem dúvidas: qual é o melhor canal? Será o bom e velho e-mail marketing ou as redes sociais?
Em relação ao e-mail marketing, muitos empreendedores cometem o erro em achar que é uma estratégia antiga que não trará mais resultados. Pelo contrário, acredito que é uma ferramenta muito poderosa para engajar clientes.
Sua principal vantagem está na personalização e segmentação precisa, o que permite direcionar mensagens específicas para diferentes grupos de clientes. Por exemplo, você pode criar uma campanha de e-mail marketing para pessoas que fizeram seu último pedido há X dias ou para os aniversariantes do mês, oferecendo um cupom de desconto exclusivo.
Uma das grandes vantagens é a capacidade de segmentar a audiência com base em interesses, histórico de compras ou comportamento online. Isso permite que você tenha campanhas muito mais efetivas no geral, pois falará com o público certo.
Contato constante com os clientes
Ao automatizar campanhas, será feito um contato constante com os clientes, que vão desde e-mails de boas-vindas até mensagens referentes ao abandono de carrinho. Sem contar que essa ação também aliviará muito o trabalho do empreendedor, pois não precisará mais gastar energia para enviar esses e-mails manualmente.
Além disso, outra ideia para usar essas automações está no acompanhamento dos pedidos, o que pode ajudar a diminuir a demanda do suporte e deixar os clientes muito mais tranquilos.
Enviar conteúdos relevantes e personalizados é algo que irá aumentar significativamente a taxa de abertura e engajamento, duas métricas bem importantes para os sucessos dos seus e-mails. Crie campanhas de e-mails informando sobre os lançamentos mais recentes, promoções exclusivas ou conteúdo informativo relacionado ao ramo da sua loja virtual.
As redes sociais têm sua própria magia – elas oferecem um ambiente interativo, em que a comunicação é mais informal e direta. Por lá, é muito mais fácil entrar nas “trends” do momento, o que aumenta a possibilidade de seus posts viralizarem. Além disso, as redes sociais têm um papel muito importante, possibilitando uma conexão mais imediata com os consumidores, criando um laço mais forte entre a loja e os clientes. Você pode posicionar a sua marca com mais facilidade, criando uma identidade forte e marcante.
Outra grande vantagem das redes sociais é estar presente em várias ao mesmo tempo, pois você não precisa se limitar a utilizar apenas uma. Mesmo que consiga criar conteúdos em várias redes diferentes, é possível aproveitar o material produzido em uma e publicá-lo em outra. Não seria necessário criar um conteúdo para cada aplicativo, pois poderia reutilizá-lo.
O poder do conteúdo visual é inegável nas redes sociais. Vídeos e imagens capturam a atenção do público de maneira mais eficaz que os textos presentes nos e-mails. Isso se aplica principalmente se estivermos falando de vídeos curtos, que se tornaram uma febre nos últimos tempos.
Vamos ser sinceros, você está na minoria das pessoas: o usuário médio que não costuma ter tempo para ler muito; então, investir em conteúdos visualmente ricos pode ser muito interessante para sua estratégia de negócios. Como citei anteriormente, as redes sociais proporcionam um espaço perfeito para interações diretas com os clientes, respondendo dúvidas, compartilhando posts e fortalecendo o seu branding. Ter uma presença diária nos stories das redes pode ajudar muito a reforçar a sua marca e solidificar sua presença no mercado.
Outra grande vantagem das redes sociais é a possibilidade de “impulsionar” suas publicações utilizando anúncios, o famoso tráfego pago. A publicidade paga permite um alcance mais amplo e direcionado, enquanto os posts orgânicos mantêm a autenticidade da marca. Se souber equilibrar esses dois conceitos, sua loja online terá muito sucesso na internet.
Unindo e-mail marketing e redes sociais: antes de falar como você pode escolher o melhor canal de comunicação para sua loja online, gostaria de apresentar outro ponto de vista para unir as duas estratégias de forma simplificada.
Afinal, a chave para uma estratégia de marketing bem feita é a integração inteligente entre e-mail marketing e redes sociais. Mesmo que sejam canais distintos, sua união pode potencializar os resultados, isso tudo sem demandar muito esforço da sua parte.
Compartilhar conteúdos por e-mail, na internet e vice-versa amplifica a mensagem, atingindo diferentes segmentos de audiência, além de agilizar o seu processo de criação e compartilhamento de conteúdo. Em vez de pensar em quatro posts para suas redes e quatro campanhas de e-mail diferentes, pense em quatro temas que podem ser utilizados em ambos canais ao mesmo tempo.
Utilizar as redes sociais para promover ofertas exclusivas para os seguidores que se inscreverem na lista de e-mails é uma maneira eficaz de conquistar alguns leads. Imagine, por exemplo, um story sobre o seguinte tema: “Acabamos de lançar um cupom de desconto exclusivo para quem está inscrito em nossa newsletter, corre lá para ver. Ainda não está inscrito? Clique aqui”.
Agora, como escolher o melhor canal para o seu negócio? Na dúvida entre e-mail marketing e redes sociais, já adianto que não é uma decisão simples.
Vamos supor que seremos obrigados a escolher um dos dois. E aí, qual escolher? Bom, a resposta vai variar bastante de acordo com o seu tipo de loja, orçamento disponível, tipo de público e muito mais, pois não existe uma resposta correta. No entanto, aqui estão alguns fatores-chave que devem ser considerados para tomar a melhor decisão para o seu e-commerce:
Entender os objetivos de marketing e o perfil do público-alvo ajuda a determinar qual canal pode ser mais eficaz para alcançar esses objetivos. Você quer fazer uma venda direta ou quer melhorar o seu relacionamento com o usuário? Seu público está mais presente em redes sociais como o TikTok ou utiliza a internet mais casualmente? Todas essas respostas vão ajudar você a traçar um perfil do cliente e entender melhor seus comportamentos.
Certos produtos e serviços podem se beneficiar mais de um canal específico. Por exemplo, produtos visuais podem se destacar melhor nas redes sociais, enquanto e-mails são ideais para ofertas e informações detalhadas.
O orçamento e a disponibilidade de recursos como tempo e equipe também são fatores cruciais na escolha do canal mais adequado. Ferramentas de e-mail marketing costumam ter um custo mensal agregado, principalmente quando falamos de atingir uma grande base de clientes e sobre automatização de campanhas. As redes sociais podem ser utilizadas de forma orgânica ou você pode investir um valor em anúncios pagos, tudo depende de você e o que quer alcançar.