Maneiras de potencializar a retenção de clientes no e-commerce
É fato que o e-commerce vem sofrendo influência por todos os lados. Sempre há algo novo sendo lançado e eu sei que você procura aprender para não acabar ficando atrás de ninguém.
Mas muitas pessoas desenvolvem essa “sede” por aprender coisas novas e acabam deixando pontos super importantes de lado, como as estratégias de retenção de clientes.
É bom ter em mente que conquistar um novo cliente custa entre cinco a sete vezes mais do que reter um atual. Além disso, a pessoa que gostar do seu serviço pode se tornar um consumidor engajado e também um divulgador da sua marca.
Por que pensar na taxa de retenção?
A retenção traz enormes benefícios para o seu negócio a longo prazo, além de existir alguns bons motivos pelos quais você deve dar valor a essa estratégia, como:
- Reter é mais barato que captar: A captação está cada vez mais difícil e a cada ano o aumento dos custos por clique estão refletindo isso;
- Retenção pode ajudar na receita do seu negócio: Se você já tem uma boa carteira de clientes, é importante explorar ela para que sua rentabilidade mensal aumente de forma mais econômica;
- Retenção aumenta a vida útil do cliente: se você não pensa em estratégias para manter o seu cliente, pode acontecer de ele comprar apenas uma vez com você, e a retenção ajuda o empreendedor a entender as recorrências de vendas.
Quer saber como calcular a sua taxa de retenção? Basta aplicar a fórmula abaixo:
Taxa de retenção = ((clientes no final do período – usuários adquiridos durante o período) / consumidores no início do período)) X 100
Calcule da seguinte maneira: Pegue o número de clientes total no final do período e subtraia o número de clientes adquiridos durante o período.
Depois, divida pelo número de compradores do início do período. Pegue o resultado e multiplique por 100.
Estratégias para retenção de consumidores
- Desenvolva campanhas personalizadas: procure personalizar ao máximo suas campanhas de retenção para que elas atinjam o público correto. Essas campanhas devem envolver ofertas exclusivas e programas de fidelidade que tenham como objetivo fortalecer o relacionamento com os clientes.
- Conheça sobre o seu cliente e as necessidades dele: para ter sucesso na retenção de consumidores, é crucial conhecer bem quem são eles e o que precisam. Para isso, é importante observar como eles se comportam, analisar o que costumam comprar em sua loja, entender suas preferências e ouvir o que têm a dizer sobre sua experiência de compra.
Quando você compreende o que seus clientes estão buscando, pode concentrar seus esforços em satisfazer essas necessidades específicas, proporcionando uma experiência de compra ainda melhor. - Resolva com rapidez os problemas dos usuários: quando um cliente enfrenta um problema, é importante resolver isso rapidamente e da maneira certa. Se a solução demorar um pouco mais, é essencial responder ao cliente prontamente para tranquilizá-lo de que o problema será resolvido.
Além disso, criar uma seção de perguntas frequentes (FAQ) com as dúvidas mais comuns dos usuários e explicar cada etapa da compra pode ajudar bastante. Essas ações fazem o cliente se sentir mais seguro e valorizado, o que melhora o relacionamento com sua loja online. - Promova conteúdo UGC: Aproveite os stories que falam sobre o seu produto no Instagram da sua empresa e compartilhe eles nos seus stories. No Facebook, reposte qualquer menção ao seu produto.
Faça isso de forma autêntica para que mais pessoas queiram falar sobre a sua marca. Às vezes, é só clicar em “compartilhar”, mas o impacto será ainda maior se você agradecer às pessoas por compartilharem suas opiniões.
Você também pode agrupar alguns stories ou gravar um vídeo agradecendo pelo conteúdo compartilhado pelos usuários naquela semana. Até mesmo as avaliações dos usuários podem ser valiosas. Se você ainda não as usa no seu site, considere adicioná-las o mais rápido possível. - Implemente programas de recompensas: um programa de recompensas bem feito pode ajudar muito o seu negócio. Ele não só atrai novos consumidores, mas também os mantém fiéis, o que aumenta as chances deles voltarem a comprar.
Para fazer um programa de recompensas eficaz, é importante entender bem quem são seus clientes e o que eles gostam. Saber o que os motiva a comprar e escolher recompensas que eles realmente valorizam faz toda a diferença. Também é essencial definir metas claras e que você consiga medir, para poder saber se o programa está dando resultado e fazer mudanças se precisar.
Colocando essas dicas em prática você estará preparado para reter os consumidores da sua loja. Conquistar novos compradores é excelente, mas manter os já existentes é fundamental para o sucesso contínuo do seu negócio.