Bitcoin e o sonho de uma economia livre
O gráfico mostra a decadência do dólar como reserva de valor pelos Bancos Centrais. Mas o mais curioso não é a queda do dólar e sim quem está tomando o lugar dele. A adoção do yen e do euro, apesar de maiores, não foram as responsáveis pela decadência do dólar.
Já o “outros” no gráfico indica a preferência por reservas alternativas ao tradicional. Os gestores dos Bancos Centrais estão diversificando o risco monetário – ninguém quer acordar no outro dia e ver suas reservas cambiais sancionadas pela potência vigente ou em ascensão.
Diversificação e o Bitcoin como reserva de valor
Os gestores dos BCs são pessoas preparadas, geralmente eles sabem muito bem que não se pode deixar todos os ovos na mesma cesta. Hoje, o sistema de pagamentos SWIFT foi bloqueado para bancos russos. O que acontecerá se essa ferramenta for usada por motivos meramente políticos?
Os governos não querem pagar para ver. É por isso que vemos a criação de CBDCs (as moedas digitais dos BCs). Mas ao mesmo tempo, não existe alternativa de moeda nacional tão segura quanto o dólar.
O Renmibi chinês não dá tanta segurança jurídica, o Yen é emitido por uma economia estagnada, o Euro anda cada vez mais frágil em um continente que vê a guerra na sua porta.
Qual é a solução para mantermos o comércio global? A saída óbvia são as criptomoedas.Não é por acaso que o deputado russo e responsável pelo comitê de energia Pavel Zavalny afirmou que o país poderá aceitar até mesmo criptomoedas para vender petróleo e derivados para parceiros comerciais.
Apesar do mercado de criptomoedas ter apenas US$ 2,13 trilhões em valor de mercado, a infraestrutura para torná-lo mais estruturado já está sendo montada ao redor do mundo.
Temos mineradores de bitcoin que estão em países tão distintos quanto Paraguai, Estados Unidos, Rússia, Irã, Venezuela e até mesmo Coréia do Norte.
Corretoras de criptomoedas como a Foxbit já transacionam bilhões de reais todos os anos, o Ethereum movimentou 4,5x mais dinheiro que a Visa em 2021 (isso sem as melhorias que estão por vir em 2022/2023), sem contar as camadas de escalabilidade que servem perfeitamente a demanda do varejo como a Lightning no Bitcoin e redes como MATIC e LRC no Ethereum.
A criptoeconomia pode ser a solução perfeita para um mundo multipolar, onde ainda teremos grandes cadeias de produção e os atores comerciais precisarão de canais seguros e confiáveis independente das ações de seus governantes. No mercado onde há mais desconfiança entre as partes, um dinheiro verdadeiramente livre não é mais opcional, é necessário, Bitcoin fix this.
Os textos e opiniões publicados na área de colunistas são de responsabilidade do autor e não representam, necessariamente, a visão do Suno Notícias ou do Grupo Suno.
O mercado de criptomoedas conseguiu avançar mais um enorme passo! E bem diferente do que foi a aprovação dos ETFs de Bitcoin à vista nos Estados Unido -, os fundos bas...
O Plano Real foi implementado em julho de 1994 com o objetivo de controlar a hiperinflação da época, e estabilizar a economia brasileira. Como parte do plano, foi cria...