Mente forte, bons investimentos
Você acredita que a lógica do mercado pode ser acompanhada por nossos instintos? Já sentiu que investir em algo era o certo a se fazer e depois descobriu que havia opções melhores?
Não aceitar uma perda tem um potencial psicológico destruidor e como já diria a teoria da perspectiva, de Kahneman e Tversky, o sofrimento da perda tem uma intensidade muito maior que a satisfação de um ganho de mesma proporção.
Deixar que perdas te afetem não é uma alternativa válida quando se deseja sucesso nos investimentos. O mercado financeiro está em constante movimento e não existe apenas um investimento certo. Portanto, tirar os olhos do retrovisor é a melhor opção.
Falando em retrovisor, uma prática ruim e também muito comum, é se apegar apenas à rentabilidade passada de um determinado investimento. Essa prática até é capaz de diminuir um pouco a sensação de incerteza, mas tem altas chances de ocasionar repetidos erros e dificultar a construção do seu patrimônio.
Raciocinar bem no mercado financeiro é um dos grandes desafios para a maioria dos investidores. Por isso, o caminho mais certeiro é estabelecer um bom plano de investimento e segui-lo com disciplina. Assim, investir ainda será bastante emocionante, mas sem tirar você dos trilhos.
A disciplina se revela poderosa em todos os aspectos da vida e com investimentos não poderia ser diferente. Investir provoca tantas emoções quanto seria possível, principalmente na categoria de renda variável. Dito isso, para manter o controle emocional e conquistar seus objetivos, a disciplina deve ser sua maior aposta.
Qual a razão de você investir? O que você deseja alcançar de fato? A baliza das suas decisões de investimentos são as respostas destas perguntas. É imprescindível seguir assim, pois, caso algo não saia conforme as expectativas, ao invés de se concentrar no aspecto negativo do inesperado, poderá se concentrar em algo maior, a estratégia.
Se concentre no seu apetite (ou não) a risco, nas suas restrições de liquidez, construa um plano de investimentos e evite fórmulas mágicas – é o básico que funciona de verdade.
Em tempo, lembro que um bom planejamento não inclui estabelecer metas inalcançáveis. Metas inalcançáveis são máquinas de produzir frustrações e não é o que você precisa para alcançar seus objetivos. Metas factíveis costumam ser pequenos marcos. Celebre-os, pois são eles a alavanca para o seu plano final.
O auge do resultado de um investidor é realizar seus objetivos e sonhos. Por isso, seja disciplinado. Mantenha a mente forte, siga uma estratégia de investimentos, e deixe a emoção maior para outras áreas da vida.
Os textos e opiniões publicados na área de colunistas são de responsabilidade do autor e não representam, necessariamente, a visão do Suno Notícias ou do Grupo Suno.