Cogna (COGN3) sobe 9,77% no Ibovespa hoje e Yduqs (YDUQ3) ganha 14%. O que houve?
Ativos de companhias do setor de educação dominam as maiores altas do Ibovespa nesta segunda-feira (19). Yduqs (YDUQ3) salta 14,19%, a R$ 12,31, e Cogna (COGN3) sobe 8,98%, a R$ 2,79.
A reação dos investidores para as ações de Cogna veio com as declarações do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, na liderança das pesquisas de opinião, sobre programas de financiamento educacional. Notícias sobre mudanças regulatórias para alguns cursos também entraram em pauta.
Em rede social, Lula afirmou que programas para a educação superior, como Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies) e Programa Universidade para Todos (Prouni), “voltarão com força”.
O Prouni vai voltar com força, o FIES vai voltar com força, e as universidades vão ter força. Porque nenhum país se desenvolve sem antes investir na educação.
— Lula 13 (@LulaOficial) September 17, 2022
Vamos fomentar as universidades brasileiras. A universidade não é uma coisa para poucos. É para muitos, porque a educação é o retorno mais extraordinário que temos.
— Lula 13 (@LulaOficial) September 19, 2022
Falando sobre educação, Lula defendeu que os recursos destinados à área sejam vistos como forma de alavancar o país. “Esse dinheiro não pode ser considerado gasto, tem que ser considerado investimento”, disse, ao participar de um evento em que recebeu apoio de ex-candidatos à Presidência da República. Lula disse que os investimentos em educação trazem diversos ganhos.
“A educação é o retorno mais extraordinário que a gente tem e não é medido financeiramente, mas sim na qualidade da sociedade que a gente tá criando, na qualidade das coisas que a gente produz, nas nossas relações internacionais, na nossa competitividade”, acrescentou.
“Outro fator que pode ter feito preço nos ativos foi a notícia de que MEC não vai autorizar novos cursos de EAD para graduações de Direito, Psicologia, Odontologia e Enfermagem”, diz Alexsandro Nishimura, economista, head de conteúdo e sócio da BRA.
Analistas do Morgan Stanley afirmaram em relatório divulgado nesta segunda que o curso de Direito é de alta importância para a fonte de renda para as faculdades, especialmente as pequenas e médias, que não possuem escala para atuar com ensino à distância.
“Após vários anos de crise no segmento presencial – redução do Fies, canibalização do EAD, Covid-19 – , a aprovação do EAD para Direito provavelmente inviabilizaria manter os campi rentáveis, potencialmente forçando muitos pequenos players a desistir e grandes players a reduzir a capacidade, bem como intensificaria a guerra de preços do EAD”, aponta o texto.
Além das ações de Yduqs e Cogna, os papéis de Ser Educacional (SEER3) fecharam com alta de 9,51%, Cruzeiro do Sul (CSED3), +7,14% e Ânima (ANIM3), +12,90%.
A Cogna acumula ganhos de 17,57% no ano.