Cogna (COGN3) perdeu participação de mercado no setor educacional, diz relatório do BTG
A Cogna (COGN3) deixou de ser líder de mercado no setor educacional, de acordo com um recente relatório temático da área produzido pelo BTG Pactual.
Uma pesquisa do banco sobre o setor da educação no Brasil, que avaliou as estimativas para os papéis de Anima (ANIM3), Cogna (COGN3), Cruzeiro do Sul (CSED3) e Ser (SEER3) — empresas nacionais da área que estão listadas na bolsa —, afirmou que a Cogna perdeu o posto de líder do mercado para a YDUQS, que agora proporciona seus serviços educacionais para mais de 353 mil alunos.
O número de estudantes em faculdades, centros de ensino e cursos de EAD administrados pela Cogna chega a ser de 279,402.
As empresas listadas alcançaram 45% de participação no mercado de educação privada no país em 2020.
Nos últimos 12 meses, as ações da Cogna caíram 40%, após uma série de derrocadas na bolsa.
Segundo os analistas do BTG, o setor educacional continua enfrentando diversos desafios em 2022, como a alta inflação, a elevação subsequente de custos decorrente dessa inflação, o ambiente altamente competitivo, o aumento da taxa básica de juros em um setor que tende a ser alavancado financeiramente e a renda comprometida da população, entre outros.
O primeiro trimestre de 2022 fechou com prejuízo líquido de R$ 13,107 milhões para a Cogna, o que representa uma redução de 61,3% ante o prejuízo de R$ 33,885 milhões registrado no mesmo período de 2021.
E o Ebitda (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) da empresa, por outro lado, atingiu R$ 428,576 milhões no período — um avanço de 27,2% na comparação anual.
Contudo, este mercado como um todo está vendo uma recuperação promissora em comparação com o ano anterior.
“Quase todas as empresas que cobrimos registraram uma captação maior no primeiro trimestre, com uma recuperação sólida de alunos no presencial e outro trimestre de aceleração consistente na captação no EaD,” diz o relatório.
A Cogna, por outro lado, vem perdendo gradualmente também a participação de mercado no segmento presencial, com apenas 7% de participação no mercado, em comparação com 9% da YDUQS.
No segmento EAD, área de domínio da empresa, a Cogna também perdeu a liderança, ficando atrás da Vitru, que adquiriu recentemente sua rival Unicesumar por R$ 3,2 bilhões, com o intuito de aumentar sua participação no setor de ensino EAD.
O BTG Pactual mantém uma recomendação neutra de compra para a Cogna, com preço-alvo de R$ 2,60.