Cogna (COGN3) fecha parceria com a Tim (TIMS3) para oferta de cursos EaD

A Cogna Educação (COGN3) fechou uma parceria com a Tim (TIMS3) por meio da sua subsidiária, a Anhanguera Educacional (AESAPAR), prevendo campanhas de marketing nos canais de vendas, além de oferta de cursos aos clientes da TIM.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/1420x240-Planilha-controle-de-gastos.png

O fato relevante arquivado pela Cogna na Comissão de Valores Mobiliários (CVM), na noite de quarta (7), ressalta que os cursos e os produtos oferecidos serão da Ampli, uma plataforma de educação digital da Cogna.

As companhias “assinaram contrato no qual estabeleceram as bases para parceria comercial por meio da qual a TIM lançará campanhas de marketing e oferecerá, a partir de seus canais de vendas, a oportunidade para que seus mais de 50 milhões de usuários possam contratar e realizar cursos 100% digitais no conceito mobile first, com oferta de 250 cursos de graduação e pós-graduação e mais de 400 cursos livres, flexíveis e com custo acessível, oferecidos pela AESAPAR sob a marca Ampli“, explica a Cogna, no documento.

O movimento figura como uma aposta para ampliar a fatia de mercado da Cogna, que mira uma junção dos “serviços educacionais digitais e de telecomunicações”, como frisa no fato relevante.

Por outro lado, com o acordo de parceria, a Tim poderá se tornar acionista minoritária da Ampli, tendo a possibilidade de, no futuro, deter participação limitada em 30% do capital da  empresa.

Contudo, essa participação societária deve vir somente se forem atingidas as metas e condições precedentes estabelecidas em contrato.

Novata na Cogna, Ampli foi criada em 2020

A plataforma digital de educação – também chamada de edtech – foi concebida pela Cogna há cerca de um ano, seguindo a perspectiva da companhia educacional de apostar suas fichas no ensino à distância.

Atualmente a plataforma é 100% digital e possui, dentro do seu guarda-chuva de produtos uma série de cursos de graduação, pós-graduação e outros como tecnólogos e afins.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/04/1420x240-Planilha-vida-financeira-true.png

A inovação da plataforma, segundo a Cogna, é de que há permissão de ingresso semanal de novos alunos, além de cursos que duram menos – com 18 a 36 meses.

Ações andam de lado e após “trimestre fraco”

As ações da Cogna demonstram estabilidade desde o fim do ano de 2020, quando a companhia passou a ficar cotada a menos de R$ 5 por ação ordinária. No fechamento do pregão de quarta (7), os papéis da educacional estavam cotados a R$ 4,17, ainda demonstrando estabilidade.

“A Cogna iniciou 2021 divulgando mais um trimestre negativo, mas desta vez o impacto veio da Vasta (B2B de Educação Básica) com uma queda de 30% na receita A/A e 59% no EBITDA. Por outro lado, a Kroton (graduação) apresentou um aumento de EBITDA de 18%, apesar da queda de receita de 19% no comparativo anual, mas devemos destacar que 45% do EBITDA se refere a itens não recorrentes que devem ser monitorados”, analisa a XP, em relatório publicado após o balanço da companhia.

Desde julho do ano passado, a queda acumulada é de cerca de 45%.

Enquanto isso, a Tim, que recém fechou parceria com a Cogna, subiu 3,75% no pregão de quarta (7) e ainda tenta reverter os 19% de desvalorização nos últimos 12 meses. As ações da telefônica estão cotadas a R$ 11,64.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/1420x240-Controle-de-Investimentos.png

Eduardo Vargas

Compartilhe sua opinião

Receba atualizações diárias sobre o mercado diretamente no seu celular

WhatsApp Suno