Cogna (COGN3): o que esperar da ação no novo governo? Analistas respondem
Os analistas do BTG Pactual decidiram manter a recomendação “neutra” para as ações da Cogna (COGN3), optando por não “pagar antecipadamente” por possíveis novos incentivos governamentais, como a possibilidade de um novo programa Fies (Fundo de Financiamento Estudantil).
O mercado tem comentado sobre possíveis incentivos educacionais por parte do novo governo, eleito em outubro, que incluiriam uma renovação do programa Fies e o Prouni. Os incentivos podem beneficiar empresas do setor de educação, como a Cogna.
O CFO Frederico Villa espera que o novo governo lance um programa reformulado do Fies, diz o BTG, embora o tamanho e a estrutura permaneçam incertos – provavelmente impactando fortemente as captações a partir de 2024.
Mas o BTG não parece disposto a se antecipar a esse movimento e optou por se manter neutro com relação à Cogna.
“Apesar dos resultados do 3T22 ligeiramente piores após dois trimestres de recuperação de margem t/t, o desempenho a/a melhorou. Mas as despesas financeiras maiores e os desafios de aumentar as margens operacionais significam que não esperamos uma recuperação em forma de “V” (em termos de geração de fluxo de caixa para o acionista)”, comentaram os especialistas.
Segundo os analistas, depois de alguns anos difíceis a nova postura da Cogna é ‘falar menos e mostrar mais’, com uma gestão focada no controle de custos, ganhos de eficiência e geração de caixa, mas realista com os desafios do setor.
Na sexta-feira (18), o BTG Pactual realizou um evento com a Cogna. A empresa traçou estratégias de crescimento e reforçou o compromisso de melhorar a eficiência operacional para reconquistar a confiança do mercado, segundo o banco de investimentos.
A abordagem no próximo ano será mais conservadora, diz a empresa de educação, e a desalavancagem continua sendo um ponto crítico. Mas a administração está confortável com relação aos seus limites de alavancagem da dívida.
Cotação da Cogna
As ações da Cogna fecharam em alta de 2,6% nesta segunda-feira (21), cotadas a R$ 2,31.