O conselho de representantes da Confederação Nacional da Indústria (CNI) vai se reunir para escolher um substituto do presidente Robson Braga de Andrade, afastado pela operação Fantoche da Polícia Federal.
A reunião do conselho da CNI acontecerá na próxima quinta-feira (28).
Robson Braga de Andrade foi preso e liberado na última terça-feira (19). Ele e mais cinco pessoas investigadas cumprem medidas cautelares, como por exemplo, o afastamento de suas funções de dirigentes das entidades onde trabalham por 90 dias.
De acordo com a CNI, o substituto será um presidente interino, que assumirá o cargo durante o impedimento temporário.
O escolhido será um dos vice-presidente executivos da entidade:
- Antônio Carlos da Silva;
- Glauco José Côrte;
- Paulo Afonso Ferreira;
- Paulo Antônio Skaf.
Saiba mais: PF prende presidente da CNI por suspeita de corrupção em Sistema S
Saiba mais: Justiça solta presidente da CNI
Entenda o caso
Acusado de corrupção, Robson Braga de Andrade foi preso na última terça-feira (19) pela Polícia Federal.
A Operação Fantoche, da Polícia Federal, investiga supostas irregularidades envolvendo o Ministério do Turismo e entidades do “Sistema S”. O presidente da CNI foi preso em São Paulo e teve a prisão temporária decretada por cinco dias.
Na operação, foram expedidos mandados de prisão dos presidentes das Federações das Indústrias dos estados de Pernambuco, Alagoas e Paraíba. Além disso, empresários e advogados também foram presos.
Mas a prisão não demorou muito tempo e ainda na terça, a Justiça federal de Pernambuco determinou a liberação do presidente da CNI, Robson Braga de Andrade.
No entanto, a decisão de liberar Andrade chegou após um pedido da Polícia Federal. Além dele foram liberados outro 4 presos.
Mesmo assim, Andrade está afastado do cargo de presidente da CNI por 90 dias. Agora, a confederação busca um substituto temporário para o cargo.