O setor de turismo do Brasil perdeu R$ 2,2 bilhões, de acordo com a Confederação Nacional de Comércio de Bens, Serviço e Turismo (CNC), por causa da crise do coronavírus.
Como medida de proteção contra o coronavírus, alguns governos decretaram fechamento de fronteiras e algumas companhias aéreas até cancelaram voos internacionais.
Desse modo, o setor de turismo brasileiro viu sua receita cair 16,7%, na primeira metade do mês de março, quando comparada com a mesma época do ano anterior.
A Divisão Econômica da CNC informou em relatório “para cada aumento diário de 10% no número de novos casos, houve uma retração de 3,5% no fluxo de passageiros em relação ao dia anterior.”
A CNC ainda informou que analisando casos passados, a cada 10% de queda no volume de receitas, a empregabilidade na área de turismo cai também em 2%.
Medidas contra o Coronavírus prejudicam setores de turismo
“As restrições impostas pelo protocolo de ação em nível global para frear o ritmo de expansão do vírus e o fechamento das fronteiras a estrangeiros em diversos países atingiram em cheio o deslocamento de passageiros no Brasil e no mundo. A despeito de medidas econômicas emergenciais adotadas mundo afora para mitigar os efeitos da pandemia, tanto no Brasil quanto no exterior o fluxo de passageiros tende a impor severas perdas ao turismo”. informou a Confederação Nacional de Comércio de Bens, Serviço e Turismo.
Saiba mais: Coronavírus e Mercado Financeiro | Saiba quais oportunidades você pode estar perdendo
Nessa quinta-feira (19) o Governo Federal brasileiro determinou determinou o fechamento das fronteiras do país com países vizinhos da América do Sul, por causa da pandemia do coronavírus.
Já última quarta-feira (18) o Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, também anunciou que fecharia a fronteira do país com o Canadá, para viagens não essenciais.
Contudo, de acordo com o mandatário, o comércio entre os países não deve ser afetado.
Em entrevista à “CNN”, um dos funcionários do governo de Trump anunciou que o acordo em conjunto significa os esforços dos EUA e do Canadá em conter a disseminação do novo coronavírus.