Em meio ao feriado em São Paulo, capital do mercado financeiro, os clientes do C6 Bank reclamam de um problema inusitado em suas contas bancárias: segundo eles, o dinheiro sumiu. Nas últimas horas, dezenas de reclamações foram publicadas no site Reclame Aqui, acusando o mesmo erro.
Desde o início do dia até as 14h30 desta sexta-feira (09), foram postadas mais de 75 queixas parecidas no site de reclamações, das quais nenhuma havia sido respondida pelo banco até então.
Muitos dos usuários relatam ter recebido uma transferência via PIX em sua conta corrente do C6 Bank, mas o dinheiro não aparece no extrato ou no saldo. Confira uma das reclamações, realizada nesta tarde por um cliente de Manaus (AM).
Outro cliente, que mora em Brasília, também reportou que o dinheiro sumiu após a realização de um PIX. “Em extrato mostra o pix recebido, porém em saldo está zerado”, afirma.
Clientes do C6 Bank dizem que dinheiro sumiu da conta
Os clientes do C6 Bank também foram reclamar no Twitter sobre o dinheiro que sumiu.
De hora em hora vou no App do @C6Bank pra ver meu dinheiro que sumiu e não consigo sequer falar com um #c6kdmeudinheiro
— @𝒗𝒂𝒏𝒊𝒍𝒔𝒐𝒏²² (@vanilson22) July 9, 2021
A reportagem do Suno Notícias entrou em contato com a assessoria de imprensa do C6 Bank, e o banco declarou apenas que os clientes não terão prejuízo com as transações Pix realizadas. Confira a resposta do C6:
“Em hipótese alguma os clientes do C6 Bank terão prejuízo financeiro com transações Pix enviadas ou recebidas. Todas as transações são concluídas e permanecemos à disposição dos clientes pelos canais de atendimento para esclarecer dúvidas.”
Segundo o relato de uma cliente no Twitter, o banco informou em atendimento ao cliente que o problema deve ser resolvido ainda hoje.
tu mandou o dinheiro pra c6, e ele chegou. hoje, pela manhã, eu entrei na conta e ele não tava lá. até aí eu já tava falecendo, mas consegui entrar em contato com o banco e foi dito que até hoje meu dinheiro voltava
— nara tonia (@tonianara) July 9, 2021
Banco levou multa por conceder empréstimos não solicitados
Em janeiro deste ano, o C6 Bank foi multado pelo Procon-SP em mais de R$ 7 milhões por prática abusiva e outras infrações ao Código de Defesa do Consumidor.
Na ocasião, o Procon informou que consumidores de todo o estado reclamaram que foram surpreendidos com empréstimos consignados não solicitados e com o desconto das parcelas em suas contas destinadas ao recebimento aposentadoria e pensão do INSS
De acordo com o Procon-SP, os clientes não pediram nem autorizaram estes empréstimos e, ao entrarem em contato com o C6, não conseguiram resolver o problema.
JP Morgan virou sócio do banco digital
Vale lembrar que o C6 Bank recentemente teve uma participação comprada pelo JPMorgan Chase (NYSE: JPM), que será sócio com uma fatia de 40% do banco.
Os valores não foram divulgados oficialmente, mas o BTG Pactual (BPAC11) estima que o montante tenha sido de R$ 10 bilhões pela fatia. Isso significaria que o banco foi avaliado em R$ 25 bilhões.
O C6 foi criado em 2019, e hoje tem cerca de 7 milhões de clientes. Entre seus produtos estão conta multimoeda, cartões de débito e crédito, programa de fidelidade, plataforma de investimento e crédito para pessoas físicas e jurídicas.
O valuation do C6 Bank saltou mais de 120% desde dezembro do ano passado, quando era avaliado em R$ 11 bilhões após uma rodada liderada por investidores individuais e famílias.