Com o mundo voltando à normalidade após os momentos mais delicados da pandemia da Covid-19, a ClickBus botou o pé no acelerador e viu sua receita líquida crescer 75% em 2022. Além das vendas de passagens para o consumidor final, o resultado positivo foi turbinado pelas operações corporativas da empresa. Esses números animaram o negócio, que traçou uma meta ousada para 2023.
“Nossa meta é repetir o crescimento de 2022 em 2023, mesmo que a base seja muito maior”, entrega Phillip Klien, CEO da ClickBus, ao Suno Notícias.
No último ano, o GMV (volume bruto de mercadoria, em inglês) do negócio de venda de passagens rodoviárias foi de R$ 1,4 bilhão, resultado cerca de 70% maior do que o conquistado em 2021.
Para a reportagem, o executivo destaca que um dos principais fatores para essa disparada nos números foi o trabalho da companhia em ofertar novas soluções aos clientes e às viações rodoviárias.
“Lançamos produtos novos como o ClickOferta, em que oferecemos um preço diferenciado. Até no guichê físico você não consegue um preço tão bom em trechos e horários exclusivos. Nosso objetivo é fomentar a compra antecipada”, ressalta.
De acordo com a empresa, mais da metade das passagens rodoviárias vendidas na ClickBus são compradas por usuários “em cima da hora”, ou seja, em até 48 horas antes do embarque.
Quando você consegue antecipar essa compra, o ecossistema todo ganha: o viajante consegue um preço diferenciado, a viação faz um inventário mais eficiente. Em alguns casos, temos uma margem melhor.
Além da venda de passagens para pessoas físicas, o negócio desenvolve soluções corporativas como os braços de fintech e soluções digitais para as viações junto com um sistema de unificação dos inventários das passagens de ônibus, o GDS (global distribution system).
Aqui, concorrentes como CVC (CVCB3) e 123Milhas utilizam a base da ClickBus na hora da venda das passagens de ônibus. “Hoje, somos a maior solução de GDS do Brasil e é uma unidade de negócio que tem crescido bastante nos últimos anos”, comenta.
“Essas soluções concorrem com a outra unidade de negócios, mas o nosso objetivo é trazer cada vez mais o offline para o online e participar da venda de passagens como um todo, independente de qual seja a nossa unidade”, aponta Klien.
ClickBus em 2023: O que esperar do negócio?
Na visão do executivo, a meta ousada de repetir o crescimento de 2022 em 2023 é possível graças a fatores como o horizonte positivo deste ano, sem uma nova pandemia à vista, e uma demanda reprimida do público que anseia por viagens.
“A indústria, como um todo, ainda não teve uma recuperação do número de bilhetes pré-pandemia. Estamos bem próximos! Acreditamos que ocorrerá um crescimento de 10% a 15% no setor, o que deve fomentar um ano recorde de vendas de passagens, superando inclusive os anos pré-pandemia”, projeta.
Junto a isso, a ClickBus trabalha para ampliar suas ações de marketing e vê que novos comportamentos corporativos, como a possibilidade do trabalho híbrido, beneficiam a venda de passagens.