ClickBus acelera e turbina receita; empresa tem plano ousado para 2023

Com o mundo voltando à normalidade após os momentos mais delicados da pandemia da Covid-19, a ClickBus botou o pé no acelerador e viu sua receita líquida crescer 75% em 2022. Além das vendas de passagens para o consumidor final, o resultado positivo foi turbinado pelas operações corporativas da empresa. Esses números animaram o negócio, que traçou uma meta ousada para 2023.

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“Nossa meta é repetir o crescimento de 2022 em 2023, mesmo que a base seja muito maior”, entrega Phillip Klien, CEO da ClickBus, ao Suno Notícias.

No último ano, o GMV (volume bruto de mercadoria, em inglês) do negócio de venda de passagens rodoviárias foi de R$ 1,4 bilhão, resultado cerca de 70% maior do que o conquistado em 2021. 

Para a reportagem, o executivo destaca que um dos principais fatores para essa disparada nos números foi o trabalho da companhia em ofertar novas soluções aos clientes e às viações rodoviárias.

“Lançamos produtos novos como o ClickOferta, em que oferecemos um preço diferenciado. Até no guichê físico você não consegue um preço tão bom em trechos e horários exclusivos. Nosso objetivo é fomentar a compra antecipada”, ressalta.

De acordo com a empresa, mais da metade das passagens rodoviárias vendidas na ClickBus são compradas por usuários “em cima da hora”, ou seja, em até 48 horas antes do embarque. 

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Quando você consegue antecipar essa compra, o ecossistema todo ganha: o viajante consegue um preço diferenciado, a viação faz um inventário mais eficiente. Em alguns casos, temos uma margem melhor.

Além da venda de passagens para pessoas físicas, o negócio desenvolve soluções corporativas como os braços de fintech e soluções digitais para as viações junto com um sistema de unificação dos inventários das passagens de ônibus, o GDS (global distribution system).

Aqui, concorrentes como CVC (CVCB3) e 123Milhas utilizam a base da ClickBus na hora da venda das passagens de ônibus. “Hoje, somos a maior solução de GDS do Brasil e é uma unidade de negócio que tem crescido bastante nos últimos anos”, comenta.

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“Essas soluções concorrem com a outra unidade de negócios, mas o nosso objetivo é trazer cada vez mais o offline para o online e participar da venda de passagens como um todo, independente de qual seja a nossa unidade”, aponta Klien.

Phillip Klien, CEO da ClickBus. Foto: Divulgação

ClickBus em 2023: O que esperar do negócio?

Na visão do executivo, a meta ousada de repetir o crescimento de 2022 em 2023 é possível graças a fatores como o horizonte positivo deste ano, sem uma nova pandemia à vista, e uma demanda reprimida do público que anseia por viagens.

“A indústria, como um todo, ainda não teve uma recuperação do número de bilhetes pré-pandemia. Estamos bem próximos! Acreditamos que ocorrerá um crescimento de 10% a 15% no setor, o que deve fomentar um ano recorde de vendas de passagens, superando inclusive os anos pré-pandemia”, projeta.

Junto a isso, a ClickBus trabalha para ampliar suas ações de marketing e vê que novos comportamentos corporativos, como a possibilidade do trabalho híbrido, beneficiam a venda de passagens.

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Erick Matheus Nery

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