Claranet é a sexta empresa a desistir do IPO em 2022
A Claranet informou nesta quinta-feira (13) que registrou junto à Comissão de Valores Mobiliários (CVM) o cancelamento do pedido de oferta inicial de ações (IPO) na B3 (B3SA3). A companhia não explica no fato relevante o motivo da desistência da operação.
A Claranet é uma empresa especializada em soluções tecnológicas em plataformas digitais de nova geração, e acredita ser líder em soluções de computação em nuvem, cibersegurança e dados. Hoje, sua sede fica em Londres.
A companhia foi fundada em 1992 e, segundo prospecto enviado à CVM em agosto de 2021 — quando a empresa protocolou o pedido de IPO –, é pioneira na oferta de plataformas de tecnologia para o mundo corporativo brasileiro.
Entre seus clientes no Brasil, estão: Embraer (EMBR3), Natura (NTCO3), Banco Inter (BIDI4), Bradesco (BBDC3), Samsung, Globo, iFood e Visa.
As outras cinco empresas que desistiram de seus pedidos de IPO
Na última semana, outras empresas desistiram de seus pedidos de IPO, somando R$ 7 bilhões em movimentações canceladas somente neste início de 2022.
As operações de IPO canceladas em 2022 até agora são das seguintes companhias:
- Ammo Varejo
- Dori Alimentos
- Environmental ESG Participações
- Monte Rodovias
- Vero Internet
Nos bancos de investimento, a expectativa é de que uma janela para captações na Bolsa se abra nesta primeira metade de 2022, ao menos até junho, permitindo que algumas operações se concretizem.
Mas a visão dos especialistas é de que o investidor vai ficar ainda mais seletivo neste ano, por causa dos juros subindo a dois dígitos no Brasil e da crescente aposta de que o Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano) vá começar a elevar os juros nos Estados Unidos também.
Mais cancelamos de IPOs à vista
Outras companhias solicitaram junto à CVM a suspensão de seus pedidos de IPO. Isso pode fazer com que o número de desistência das ofertas iniciais cresça nas próximas semanas. São elas:
- Cenconsud, rede de supermercados;
- Fulwood, incorporadora de galpões e condomínios;
- Interplayers Soluções Integradas, que atua no mercado de saúde e bem-estar;
- Ish Tech, empresa de cibersegurança.
A Claranet também fazia parte desta lista. O pedido de IPO tinha sido entregue em agosto de 2021, para uma oferta primária – quando os recursos vão para o caixa da empresas – e secundária – quando os acionistas vendem fatias de suas participações.
Com informações de Estadão Conteúdo.