O Citi está avançando em seu plano de reestruturação plurianual, e pretende fazer novos cortes de pessoal.
Nesta sexta-feira (12), o Citigroup informou que planeja cortar cerca de 20 mil vagas de sua força de trabalho até o final de 2026.
O Citi encerrou o ano de 2023 com cerca de 200 mil funcionários, excluindo as operações no México, que está sendo desmembrada.
A CEO do Citigroup, Jane Fraser, tenta simplificar o crescente banco global.
Citi quer ‘deixar varejo’ em 14 países
Ainda em meados de julho de 2023, o banco comunicou que prevê avançar em sua estratégia de deixar o varejo bancário em 14 países da Ásia, da Europa e do Oriente Médio, além do Brasil (cuja operação foi comprada pelo Itaú Unibanco).
Paralelamente, espera concluir a separação dos negócios do seu banco no México, o Banamex, até o ano que vem, e depois partir para uma oferta pública inicial de ações (IPO, na sigla em inglês), esperada para ocorrer até 2025.
Em teleconferência com analistas e investidores, a presidente do Citigroup, Jane Fraser, reafirmou a intenção do Citi de fazer um IPO do seu banco de varejo no México, depois de tentar vendê-lo, sem sucesso, por pressão do presidente do México, Andrés Manuel López Obrador.
Bancos como o espanhol Santander e o brasileiro Itaú Unibanco chegaram a avaliar o ativo.
A mudança de rota quanto ao Banamex foi anunciada pelo Citi em maio último e o IPO já era uma das possibilidades previstas pelo gigante de Wall Street.
Com Estadão Conteúdo